A escolha do vinho ajuda a valorizar os pratos das ceias de fim de ano. O proprietário do Laticínio Marcelo, Marcelo Gil, dá dicas de como identificar o vinho que melhor combina com cada tipo de prato.
Tinto
No geral, vinhos tintos combinam mais com carnes. Aves são bem acompanhadas com tintos médios e fermentados em madeira. Para carnes vermelhas prefira tintos mais encorpados. As massas pedem uma escolha de vinho mais difícil porque são servidas com os mais diversos tipos de molho. Recomenda-se vinhos tintos mais leves para molho branco e à bolonhesa.
Branco
Peixes de água salgada e frutos do mar combinam perfeitamente com vinhos brancos secos. Queijos, pães, foundue, de maneira geral, também pedem a companhia de um vinho branco seco. Já o espumante, normalmente vai bem com assados, como leitão, frango e pato. Evite vinho branco encorpado associado a carnes gordas e queijos azuis.
Rosé
Vinhos rosé secos harmonizam bem com massas italianas e tortilhas. Também são indicados para acompanhar pratos leves, como saladas simples e verduras gratinadas. Queijos leves, como o brie e sobremesas, também vão bem com esse tipo de vinho. A exemplo do branco, peixes e frutos do mar grelhados funcionam perfeitamente com o rosé.
Assista ao vídeo na Boqnews TV: