Acidentes com veículos provocaram 82 interrupções de energia até agosto | Boqnews
Foto: Divulgação/CPFL

baixada santista

27 DE OUTUBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Acidentes com veículos provocaram 82 interrupções de energia até agosto

Levantamento da CPFL Piratininga considera ocorrências com impactos sobre a rede elétrica entre janeiro e agosto de 2025

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Acidentes de trânsito com impactos sobre a rede elétrica, como colisões contra postes e rompimento de cabos aéreos, provocaram 82 ocorrências de falta de energia de longa duração para clientes da CPFL Piratininga na região da Baixada Santista entre janeiro e agosto de 2025.

O número reforça os alertas da concessionária sobre os riscos e transtornos decorrentes desse tipo de acidente para os próprios envolvidos e a população em geral.

“Esses acidentes afetam não apenas os condutores envolvidos ou a concessionária. Quando a rede elétrica é danificada o impacto se estende à comunidade. Embora nossos times atuem rapidamente, isolando os circuitos comprometidos para limitar o número de clientes sem energia, as interrupções podem atingir serviços essenciais que exigem funcionamento contínuo, como hospitais e o abastecimento de água”, explica Ricardo Pessanha, gerente de Operações de Campo da CPFL Piratininga.

Colisões contra postes: danos mais severos

As colisões diretas contra postes estão entre os acidentes mais críticos, pois geralmente resultam em manutenção demorada ou complexa. Uma mesma ocorrência pode inclusive ocasionar danos em mais de um poste. Portanto, exigindo a troca das estruturas e a reconstrução de um trecho maior da rede.

O trabalho é dividido em duas etapas: primeiro, remoção dos riscos e restabelecimento da energia para a maioria dos clientes; depois, os reparos necessários. “Apesar da pronta resposta das nossas equipes, em muitos casos é também necessário aguardar a perícia policial e a retirada do veículo para que possamos iniciar os trabalhos”, explica Pessanha.

Importante dizer que os condutores dos veículos identificados como responsáveis legais pelos acidentes podem ter que arcar com os custos dos reparos na rede elétrica, cobrados pela concessionária nesses casos. Um poste tem valor entre R$ 3 mil a R$ 14 mil, conforme os equipamentos que sustenta.

Foto: Divulgação/CPFL

 

Dicas de segurança 

A CPFL Energia, por meio de seu programa Guardião da Vida, lista algumas orientações para segurança no trânsito e em colisões contra postes.

Se houver queda de cabos ou de outras estruturas da rede, permaneça no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento emergencial da CPFL Piratininga, que deve ter acionamento pelo 0800 010 2570.

Em extrema necessidade de deixar o veículo mesmo havendo cabos caídos (incêndio, por exemplo), atenção: os ocupantes devem sair sem encostar na lataria, saltando ou arrastando os pés juntos, sem alternar as passadas, para que o corpo não conduza eletricidade.

Para os pedestres, o alerta é não se aproximar e acionar imediatamente o socorro. Nenhum objeto, de qualquer material, deve ser usado para afastar fios partidos, pelo risco de choques.

Além disso, mais dicas sobre esse e outros temas do programa Guardião da Vida, acesse o site: https://guardiaodavida.com.br.

 

 Sobre a CPFL Energia

Com 112 anos de atuação, a CPFL Energia é um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, com presença nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Atende cerca de 10,7 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, sendo a maior distribuidora do país em volume de energia fornecida, com mais de 13% de participação no mercado nacional.

Na geração, possui 4.226 MW de capacidade instalada, 100% proveniente de fontes renováveis. A companhia opera ainda 6.400 km de linhas de transmissão e 88 subestações. Por meio da CPFL Soluções, oferece soluções integradas em energia, como comercialização, gestão, eficiência, infraestrutura e geração distribuída.

Desse modo, com ações listadas no Novo Mercado da B3, a CPFL também se destaca por seus investimentos sociais nas áreas de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL. Desde 2017, faz parte da State Grid, maior empresa de energia elétrica do mundo.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.