O talento dos cães policiais da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) segue fazendo sucesso pelo Brasil. No último sábado (18), em Tietê (SP), duas equipes do GOC (Grupamento de Operações com Cães) participaram do Campeonato Nacional de Cães de Polícia das Guardas Civis Municipais, obtendo resultados expressivos.
A equipe composta pelos guardas da 2ª Classe Xavier, Zillig e Filgueira, com os cães Loki e Rocky, terminou na 9ª posição. Já o time formado pelos GCMs Emerson, Aline e Vila Nova, da 2ª Classe, com a cadela Agathá, concluiu a campanha na 14ª colocação.
Disputada por 73 equipes, a competição avalia a capacidade dos profissionais e seus cães na detecção de entorpecentes e em abordagem tática (CQB). Estratégia de atuação conjunta usada por forças policiais em espaços reduzidos, como edificações e veículos. O bom trabalho do GOC nas operações de segurança pública se refletiu na destacada campanha durante o torneio nacional.
“Estou no GOC há dois anos e atualmente sou condutor do K-9 Rocky, que tem apenas dois. Mesmo sendo o cão mais novo a se apresentar na competição, ele representou muito bem a nossa instituição. Obtendo, em seu primeiro torneio, uma colocação satisfatória entre muitas equipes com cães experientes. Essa participação foi importantíssima, pois agregamos conhecimento e fortalecemos as Guardas Civis Municipais na segurança pública nacional”, destacou o agente Zillig.
O processo contínuo de aprimoramento da corporação garante o bom desempenho das equipes. A GCM-SV tem promovido avanços históricos, como a implantação do monitoramento integrado às forças policiais e a aquisição de radiocomunicadores, armas de porte institucional e coletes balísticos para todo o efetivo. Além disso, as estruturas de trabalho foram qualificadas com a nova base da Guarda, situada no Centro da Cidade.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.