Governo de SP entrega requalificação de ciclovia que conecta PG a Santos | Boqnews
Foto: Divulgação/Governo de SP

mobilidade

09 DE FEVEREIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Governo de SP entrega requalificação de ciclovia que conecta PG a Santos

Trecho de quase dois quilômetros, utilizado por milhares de pessoas, foi inaugurado na sexta-feira (6)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Governo de São Paulo entregou na sexta-feira (6), a requalificação de quase dois quilômetros da Ciclovia do Japuí, que conecta Praia Grande às cidades de São Vicente e Santos.

Sendo assim, a obra da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) faz parte do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista.

Com 1,7 quilômetro de extensão, o trecho da ciclovia recebe cerca de 20 mil pessoas por dia. Antes da requalificação, o trajeto era interrompido justamente no ponto onde foi necessário construir um muro de contenção. Portanto, o que forçava os usuários a sair da ciclovia e circular em meio aos veículos na Avenida Tupiniquins. A intervenção eliminou esse gargalo, que era alvo de reclamações e registros de acidentes constantes.

Durante a entrega, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, ressaltou a complexidade do projeto e os desafios enfrentados para viabilizar a intervenção em uma área sensível do ponto de vista ambiental. “O governador Tarcísio de Freitas tem dito que o gestor público é obrigado a fazer o impossível. Aqui, havia um grau elevado de dificuldade, justamente por se tratar de uma área ambientalmente preservada. Ainda assim, havia desafios a cumprir. O que se entrega hoje é resultado do esforço técnico das equipes envolvidas, mas também de habilidade política”, disse.

Além disso, as obras tiveram início em 2025 e receberam aporte de cerca de R$ 1,9 milhão do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Desse modo, o projeto incluiu pavimentação asfáltica, pintura, sinalização horizontal e vertical. Assim como, instalação de placas e a construção do muro de contenção – etapa mais complexa da obra, que exigiu o fechamento temporário da avenida para execução.

Percurso

Além de melhorar a segurança de trabalhadores que se deslocam diariamente entre Praia Grande e São Vicente, o trecho requalificado permite agora um fluxo cicloviário contínuo pela orla da Baixada Santista.

O percurso conecta Praia Grande, São Vicente e Santos, passando pela Ponte Pênsil e seguindo até a travessia por ferry boat para o Guarujá, onde se integra à ciclovia da Avenida Adhemar de Barros.

“Essa é uma rota muito importante para os ciclistas, mas, infelizmente, eles preferiam outros caminhos, porque tinham medo dos buracos, dos alagamentos e da falta de iluminação que havia aqui”, disse Jessé Teixeira, de 62 anos, que participa de grandes pedais na região. “Agora, melhorou muito. Era o elo de ligação que faltava entre cidades que são muito importantes para nós”, contou o aposentado.

O testemunho é compartilhado por Edinaldo Neres, de 65 anos, que utiliza a ciclovia tanto para se exercitar quanto para se deslocar pela região, hábito que mantém desde a época em que trabalhava em Santos, há 40 anos. “Tínhamos que andar no meio dos carros, já que a ciclovia acabava no meio do caminho, por causa da encosta. Vi muitos acidentes”, disse, contrapondo que a requalificação tornou a via mais segura. “Ficou maravilhoso. Vou até a praia para fazer exercícios sem me preocupar”.

A intervenção faz parte do eixo de Ampliação da Malha Cicloviária de Interesse Metropolitano do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista. Dessa maneira, que prioriza trajetos de alto uso e integração entre municípios.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.