Governo de SP inaugura Espaço Prevenir em São Vicente | Boqnews
Foto: Divulgação/Governo de SP

rede de acolhimento

09 DE SETEMBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Governo de SP inaugura Espaço Prevenir em São Vicente

A 10ª unidade entregue nesta gestão fortalece as políticas públicas de prevenção às drogas e apoio às famílias em vulnerabilidade social

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Vila Voturuá, em São Vicente, no litoral paulista, é a sede da 10ª unidade do Espaço Prevenir inaugurada na sexta-feira (5) pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (SEDS).

A implantação do serviço visa ao fortalecimento das políticas públicas de prevenção às drogas. Assim como, o apoio às famílias em vulnerabilidade social que residem no litoral sul de São Paulo. A secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, e o prefeito Kayo Amado, participaram da entrega.

“O Espaço Prevenir é um local de portas abertas, que atua na prevenção de recaídas e oferece apoio também aos familiares, inclusive filhos de dependentes, para romper o ciclo da dependência química e fortalecer vínculos. Nosso objetivo é expandir ainda mais essa metodologia na capital e no interior”, afirma a secretária Andrezza. “Cada nova unidade representa o fortalecimento da rede de proteção social. E amplia a presença do Estado no enfrentamento à dependência química em São Paulo”, completa.

A secretária acrescenta que, com o Espaço Prevenir, “fortalecemos os vínculos que mantêm famílias e seus integrantes longe das drogas, promovendo uma mudança de cultura e de olhar sobre o uso de substâncias psicoativas. Oferecemos auxílio à comunidade por meio de um atendimento qualificado e acolhedor, capaz de evitar recaídas e romper o ciclo do uso de drogas, inclusive no ambiente familiar”.

Unidade

A nova unidade tem capacidade para atender até 200 pessoas ao mês. Sua missão é criar redes de apoio e cuidados, fortalecer vínculos familiares, auxiliar na recuperação e na prevenção de recaídas de pessoas com transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas. Além de oferecer atendimentos particularizados com assistente social e terapias em grupo e/ou individual com psicólogo, de forma presencial e on-line. Além de oferecer atividades educativas, culturais e de lazer com profissional da pedagogia.

Também vai oferecer orientação profissional ao público referenciado para facilitar a inserção no mercado de trabalho, seja por meio de elaboração de currículo ou da busca por emprego, estimulando a reinserção social e a autonomia financeira. Para a implantação da unidade, houve o investimento de R$ 50 mil, com custeio mensal de igual valor, totalizando R$ 600 mil por ano.

O atendimento é referenciado, ou seja, a pessoa conta com um prontuário aberto e com acompanhamento, e participa de atividades dentro do serviço. O serviço funciona de portas abertas e basta dirigir-se ao local para receber o atendimento, que ocorre de terça a sexta-feira, das 12h às 21h, e, aos sábados, das 8h às 17h. O Espaço Prevenir de São Vicente fica na Rua Doutor Lincoln Feliciano da Silva, 10, na Vila Voturuá.

Sobre o Espaço Prevenir

A primeira unidade do Espaço Prevenir teve inauguração em julho de 2023. Portanto, de lá para cá, o serviço já está presente em três regiões da capital paulista, em São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Guarulhos e Carapicuíba. E agora em São Vicente. Já foram atendidas mais de 2,8 mil pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e seus familiares. Desse modo, por meio de uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, entre outros.

O desafio é mudar a cultura e o olhar sobre o uso de substâncias psicoativas. Assim como, oferecer auxílio à comunidade por meio de atendimento qualificado e acolhedor. Dessa forma, é possível evitar recaídas e romper o ciclo do uso de drogas, inclusive, no ambiente familiar.

No Espaço Prevenir, são dadas orientações sobre convivência familiar, para que não ocorram rompimentos nas relações. E também, para que os filhos não comecem a usar essas substâncias.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.