A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), abriu inscrições para o curso de formação e capacitação de Monitores Ambientais, que será realizado de 19 a 25 de janeiro, no Município. Com duração de sete dias, o curso contará com aulas teóricas, práticas e atividades de campo. As aulas teóricas acontecerão no Charme Hotel Guarujá, localizado na Rua Peru, 60, na Praia da Enseada.
A iniciativa tem como foco qualificar jovens, estudantes, moradores e cidadãos interessados em atuar na área ambiental, fortalecendo a preservação dos recursos naturais, a educação ambiental e o turismo sustentável, além de contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento da economia local.
Portanto, aprogramação contempla temas como conservação da biodiversidade, legislação ambiental e turística, educação ambiental, comunicação com visitantes, identificação e monitoramento de impactos ambientais. Além de, avaliação das condições das trilhas, geodiversidade e sítios arqueológicos. Portanto, a formação inclui noções de primeiros socorros em parceria com o Corpo de Bombeiros, que ministrará as instruções.
Formação
O professor e turismólogo Antonio Carlos Santos de Carvalho ministra a formação. Especialista em Educação Ambiental, ele possui atuação consolidada em turismo sustentável, gestão de Unidades de Conservação e capacitação de monitores. Carvalho também coordena projetos de ecoturismo na Nação Ecológica Ecoturismo Ltda.
De acordo com Antonio Carlos, a formação de monitores ambientais contribui diretamente para o fortalecimento do turismo responsável no Município. “Esse treinamento é uma oportunidade de qualificar pessoas que atuarão na condução de visitantes. Assim, promove a preservação do meio ambiente, a valorização do patrimônio natural e cultural de Guarujá e a melhoria contínua da experiência turística”, destacou o especialista.
As aulas ocorrerão no período noturno, das 19 às 22 horas, com exceção das visitas técnicas. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificação e credenciais emitidas pela Prefeitura de Guarujá, conforme estabelece a Lei Municipal nº 3.885, sob responsabilidade da Setur. O curso foi viabilizado por meio de emenda impositiva oriunda da Câmara Municipal de Guarujá, destinada de vereador.
Inscrições abertas
As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/5nFEr5DkxLLb7yyp9, até o dia 17 de janeiro, quando se encerram as inscrições.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.