A Prefeitura de Guarujá já ultrapassou a marca de 34 mil atendimentos odontológicos em 2025. O serviço é oferecido em todas as unidades de saúde do Município, entre UBSs, Usafas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
O balanço reflete os esforços da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em garantir à população o acesso a um atendimento de qualidade e gratuito na área de saúde bucal.
Do total de atendimentos, mais de 11 mil correspondem a procedimentos específicos, como tratamento de canal, cirurgias, próteses dentárias e outros serviços especializados. Dessa maneira, o Centro de Especialidades Odontológicas realiza esses procedimentos e é a unidade de referência do Município para o serviço.
Entre as unidades da rede básica, um dos destaques é a Usafa de Santa Cruz dos Navegantes, que já realizou mais de 800 atendimentos odontológicos somente em 2025. Aliás, as unidades de Atenção Primária encaminham os pacientes ao CEO quando há necessidade de procedimentos específicos.
“Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso da população a um atendimento odontológico resolutivo, tanto na atenção básica quanto na especializada. Os números mostram que a rede está funcionando de forma integrada e eficiente”, destaca o coordenador de Saúde Bucal de Guarujá.
Mutirão de próteses
Como exemplo desse trabalho, o município realizou entre agosto e setembro um mutirão de próteses dentárias, com a entrega de 80 unidades aos moradores. Assim, a ação, além de devolver o sorriso, causou impacto direto na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes contemplados.
“Essas iniciativas transformam a vida das pessoas. Um novo sorriso representa mais confiança, mais dignidade e mais vontade de viver”, completou.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.