A Polícia Civil do Guarujá prendeu, entre a noite de segunda (2) e a manhã de terça-feira (3), quatro homens — com idades entre 30 e 37 anos — envolvidos em um esquema articulado de transporte, depósito e preparo de drogas que operava entre Praia Grande e Guarujá.
Dessa forma, a prisão ocorreu após duas semanas de investigação contínua, que permitiu mapear o fluxo do entorpecente e identificar a logística adotada pelo grupo.
Além disso, a atuação criminosa funcionava por meio de dois veículos. Sendo assim, um Polo responsável pelo apoio e vigilância, e uma Saveiro encarregada do transporte da droga.
Como funcionava?
O grupo operava uma logística entre Praia Grande e Guarujá digna de um quebra‑cabeça. Desse modo, um Polo que circulava como se nada estivesse acontecendo (mas estava). E uma Saveiro encarregada da carga e, para completar a obra, uma mesa de bilhar colocada sobre a caçamba para esconder uma bolsa recheada de entorpecentes. Afinal, quem desconfiaria de uma mudança que inclui uma mesa de sinuca às 23h?
Com apoio de drone, a equipe registrou o momento em que a Saveiro descarregou a bolsa em um imóvel na Rua José Inácio Corrêa, local previamente monitorado. O Polo circulava pela região, cumprindo o papel de apoio. Quando dois homens saíram do imóvel e entraram no veículo, foram abordados. Um conjunto de chaves encontrado com eles abriu exatamente a casa monitorada. Desse modo, onde o terceiro suspeito foi localizado, cercado por tijolos de cocaína, materiais de embalagem e um veículo utilizado pelo grupo.
Além disso, simultaneamente, outra equipe abordou o motorista da Saveiro em Praia Grande. Dessa maneira, encontrando R$ 20 mil sem comprovação de origem, celulares e mais elementos vinculados ao transporte do entorpecente.
Apreensões
Ao todo, foram apreendidos 27 tijolos de cocaína, cerca de 14 kg; mais 13,5 kg de cocaína fracionada e embalada; aproximadamente 1 kg de crack, já em pedras prontas; além de duas seladoras, rolo de plástico filme, bexigas plásticas, fitas adesivas de alta resistência, mochilas impermeáveis, sacolas de viagem e diversos celulares que alimentavam a rede de comunicação da quadrilha, dinheiro, quatro veículos Ao todo, foram apreendidos mais de 28 quilos de cocaína, além de crack, dinheiro, quatro veículos e instrumentos usados no preparo e acondicionamento das drogas. Três envolvidos foram presos sem resistência; um deles reagiu à abordagem e também responderá por resistência.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.