Faltam poucas horas para a término das inscrições do processo seletivo para contratação temporária de 40.821 recenseadores que vão trabalhar no Censo Demográfico 2021 no Estado de São Paulo.
Na Baixada Santista, são quase 2 mil vagas.
Na última segunda-feira (15), foram encerradas as inscrições para agentes censitários municipais (ACM) e agentes censitários supervisores (ACS), que coordenarão a operação censitária em cada cidade.
Os recenseadores são os profissionais que vão visitar todos os domicílios do país, entrevistando os moradores.
Para concorrer a uma das mais de 181 mil vagas, distribuídas por 5.297 municípios (562 no Estado de São Paulo), o candidato precisa ter o ensino fundamental completo.
No ato da inscrição, ele poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova.
A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e deve ser paga até 22 de março em qualquer banco ou pela internet.
Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, disponível no hotsite do Censo 2021.
Ele calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas entrevistadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.
Para estimar a remuneração, basta acessar o simulador, informar o município e quantidade de horas que pretende dedicar ao trabalho.
Provas
Os candidatos serão selecionados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa.
E ainda: 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.
A prova será aplicada no dia 25 de abril, e o resultado final está previsto para 27 de maio.
Além da prova, os candidatos a recenseador também receberão um treinamento presencial e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias.
Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento receberão uma ajuda de custo para transporte e alimentação.
As contratações ocorrem logo em seguida.
O trabalho de campo do Censo começa em agosto.
As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador.
E de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.
Os interessados devem se inscrever no site do Cebraspe, empresa organizadora da seleção.