Capital do Amazonas, Manaus será uma das 12 cidades que receberão a Copa do Mundo em junho deste ano. A partir desta edição, o Boqnews apresentará todos estes destinos. Fundada em 1669, a cidade que começou como forte de São José do Rio Negro passou por inúmeras transformações, incluindo a época áurea da borracha, e hoje é a sexta cidade mais rica do País.
Um dos principais pontos turísticos é o Teatro Amazonas, inaugurado em 31 de dezembro de 1896, sendo o principal Patrimônio Artístico Cultural do estado do Amazonas.
Já entre as atrações naturais da cidade, o turista se encanta com o Encontro das Águas, um fenômeno natural causado pelo encontro das águas barrentas do rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro. São seis quilômetros sem se misturarem.
Para quem gosta de natureza, a capital oferece parques e reservas ecológicas, como o Parque do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma, o Parque Ponte dos Bilhares e o Jardim Botânico Adolpho Ducke – o maior jardim botânico do mundo.
O roteiro cultural também é extenso a começar pelos museus. O Museu do Índio é o maior e mais amplo da história indígena no Brasil, com cerca de três milhares de peças produzidas por tribos da Amazônia.
Há ainda, o Museu do Homem do Norte, fundado em 1985 e dedicado à vida do homem na região norte do Brasil, focalizando o modo de vida, usos e costumes presentes na cultura e as atividades econômicas principais da Amazônia Legal. A cidade oferece também uma ampla rede hoteleira, assim como restaurantes para todos os gostos e paladares.
Dicas
Importante tomar a vacina contra febre amarela 11 dias antes de viajar, caso o intuito seja prolongar o roteiro e entrar na floresta amazônica
Teatro Amazonas
Construção histórica datada de 1896 foi levantada no auge do ciclo da borracha como símbolo de riqueza da capital amazonense