Festa mundial | Boqnews

Turismo

16 DE JANEIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Festa mundial

O Rio de Janeiro tem as escolas de samba. Recife e Olinda buscam nas raízes do frevo a energia para arrastar multidões. De forma diferente e tão animada quanto as duas localidades está a capital baiana,  Salvador, que abriga o maior Carnaval do mundo contando com mais de 2 milhões de foliões durante os seis […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Rio de Janeiro tem as escolas de samba. Recife e Olinda buscam nas raízes do frevo a energia para arrastar multidões. De forma diferente e tão animada quanto as duas localidades está a capital baiana,  Salvador, que abriga o maior Carnaval do mundo contando com mais de 2 milhões de foliões durante os seis dias de festejos pelas ruas da cidade.



Em 2005, a festa passou a ser classificada como a responsável em abrigar o maior Carnaval de rua do mundo pelo Guinness Book (Livro dos Recordes). Só no ano passado, foram oferecidos aos turistas de diversas nacionalidades, cerca de 100 trios elétricos e blocos carnavalescos. Algumas das grandes atrações ficam por conta dos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida – Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).

Para este ano, Salvador preparou duas novidades para melhorar a qualidade da festa e aumentar a geração de empregos. A prefeitura municipal determinou que os locais onde serão realizados os eventos utilizem equipamentos que facilitem a acessibilidade e façam a coleta seletiva.

A idéia principal é permitir o acesso aos portadores de necessidades especiais e contribuir com a preservação do meio ambiente por meio da ação de catadores cadastrados nas cooperativas locais.

O carnaval baiano chega a envolver diretamente, em sua organização, cerca 25 mil pessoas e se estende por 25 quilômetros de ruas, avenidas e praças. Conta com a presença de mais de 200 entidades (blocos de trio, afros, afoxés, e trios independentes), que se reúnem em várias localidades do município.

Tradicionalmente, ele começa na noite de quarta-feira que antecede o  Carnaval, no circuito Dodô, e só termina na Quarta-Feira de Cinzas com encontro de trios elétricos na Praça Castro Alves, fato que costuma ser acompanhado pelas emissoras de TV.

Encantos turísticos

Mas não é só de Carnaval que Salvador vive. São diversos patrimônios históricos, especialmente sobre o período de escravidão, belezas naturais, gastronomia, artesanato e manifestações religiosas que fazem da capital baiana, uma das cidades mais belas e visitadas do País.

É possível conferir na terra de Jorge Amado a mistura de etnias, credos e culturas que transformam Salvador em um local singular. Entre as atrações que merecem destaque estão as basílicas do Bonfim e do Salvador (os visitantes não podem entrar de shorts nestes locais, apenas de bermudas), as praças Municipal e da Sé, o Elevador Lacerda, a  Câmara Municipal, o Palácio Rio Branco, a Santa Casa e Igreja da Misericórdia, o Terreiro de Jesus, o Largo do Cruzeiro de São Francisco, e claro, o Pelourinho.

O Largo do Carmo (contém o Forte de Santo Antônio, a Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo) também é parada obrigatória para os visitantes. É comum a abordagem direta de ambulantes aos turistas, o que muitas vezes provoca incômodos ao público. 

Artes plásticas

Nas artes plásticas e no artesanato é possível encontrar a grande influência africana e o uso de matérias-primas naturais que tornam as peças singulares em suas belezas. Palha, couro, madeira e cerâmica dão forma a bonecas, cestas, chinelos, colares e demais objetos que atraem a atenção, principalmente, de turistas estrangeiros.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.