Santos oficializa novo Plano Diretor com foco no desenvolvimento e empregos | Boqnews
Foto: Isabela Carrari

Turismo

31 DE MAIO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Santos oficializa novo Plano Diretor com foco no desenvolvimento e empregos

Criado em 2017 para definir 36 objetivos, 70 estratégias e 30 programas voltados ao desenvolvimento do setor até 2027, o PDTur é atualizado a cada três anos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A revitalização do Novo Quebra-Mar (José Menino), as obras de modernização da Ponte Edgard Perdigão (Ponta da Praia) e o projeto que vai transformar a Rua República Portuguesa (Vila Mathias) em mais uma atração turística de Santos são apenas três dos programas prioritários para o desenvolvimento do Turismo incluídos no Plano Diretor de Turismo (PDTur).

Na lista, incluem a remodelação e revitalização do novo Mercado Municipal, implantação do Cine-Escola ao lado do Mercado Municipal e revitalização do Portinho de Caruara.

Portanto, o conteúdo está disponível no Diário Oficial desta quarta (31).

O PDTur institui os objetivos a serem atingidos pelo setor no Município, traçando as metas e os indicadores, apontando as diretrizes da política pública e os programas necessários para o cumprimento de cada objetivo.

Assim, na atualização do plano, um dos destaques é a possibilidade de pagamento com cartão na linha do bonde turístico.

Assim, o processo que está em fase de conclusão, tal como já ocorre nas entradas dos equipamentos turísticos.

Criado em 2017 para definir 36 objetivos, 70 estratégias e 30 programas voltados ao desenvolvimento do setor até 2027, o PDTur vem sendo atualizado a cada três anos.

Assim, servidores da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), em parceria com representantes do segmento turístico, atuam no processo.

Dessa maneira, um grupo de 21 pessoas, entre servidores e integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), passou pela capacitação do Senac para a atualização do PDTur.

Dessa forma, eles tiveram 99 horas de aulas em 25 encontros, sendo cinco remotos (durante a pandemia) e 20 presenciais.

Emissário, Mercado Municipal e Rua República Portuguesa: exemplos de ações turísticas. Foto: Divulgação

Indicadores

Oito indicadores vão acompanhar os resultados do Plano Diretor de Turismo.

Ou seja, número de empregos e postos de trabalho gerados com as atividades características do turismo, receita turística, valor da arrecadação de ISS associado ao Turismo.

E ainda: nível de satisfação dos turistas, taxa de ocupação hoteleira, número de cruzeiristas que visitam Santos (e a relação do cruzeirista com o destino).

Também: fluxo de turistas nos atrativos e o número de prestadores de serviços cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Profissionalização

A prefeita em exercício Renata Bravo destaca que o setor está cada vez mais profissionalizado em Santos.

“O Plano Diretor de Turismo apresenta ferramentas claras para que o Município avance em cada setor, apontando quais diretrizes e políticas públicas para execução. Passou longe o tempo de Santos ser conhecida somente pela beleza das praias ou pela imponência das edificações do Centro Histórico”, diz.

“Tanto que a Cidade já foi campeã em três das quatro edições do Top Destinos Turísticos. Hoje vivemos uma realidade dos cruzeiros marítimos, com cada vez mais turistas chegando pelo Porto, e estamos sempre com eventos de atração, muitos relacionados à Economia Criativa”.

Titular da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino fez questão de classificar como “construção coletiva” a atualização do PDTur.

“Destacamos a inserção da Economia Criativa e do Empreendedorismo, além da visão de que o Turismo é benéfico para toda a Cidade: o santista, o empresário etc. Não só para o turista”.

Na próxima segunda (5), a secretária Selley Storino participará do Jornal Enfoque.

Dessa forma, o programa começa, excepcionalmente, a partir das 9h15, com veiculação nas redes sociais do Boqnews (facebook, twitter e youtube).

E reprise na TV Com, às 15 horas, canais 8 – Vivo e 11 – Net

Na ocasião, ela detalhará as principais mudanças e tópicos do novo Plano Diretor de Turismo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.