Foto: Divulgação

Interior

02 DE JULHO DE 2014

Socorro tem roteiro rural para a Copa do Mundo

Em uma cidade marcada pelo turismo de aventura, há opções para quem deseja praticar pesca esportiva, tomar um café da manhã caipira, acompanhar o cultivo de hortaliças e a criação de animais

Por: MTur
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A 132 quilômetros da capital paulista existe um lugar para o descanso entre um jogo e outro da seleção, de clima ameno e agradável, cercado de montanhas, cachoeiras e parques ecológicos. O cenário de belezas naturais, ainda pouco explorado pelos turistas, é parte do roteiro Caminhos da Roça, localizado em Socorro, cidade do interior de São Paulo conhecida pelo turismo acessível de aventura. O município está localizado a 25 km de Águas de Lindóia, cidade que recebeu a delegação da Costa do Marfim.

O roteiro é um dos 23 que integram o projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo incluir produtos e serviços da agricultura familiar ao turismo brasileiro. Ele é oferecido por grupos de agricultores que encontraram no turismo uma forma de valorizar sua identidade cultural, gerar emprego e renda, além de agregar valor à produção regional.

Em apenas dois dias, o turista explora as principais atrações rurais do município, como a pesca esportiva e a produção de alimentos artesanais, supervisionados por guias locais de turismo. No primeiro dia do roteiro é oferecido um café da manhã caipira, feito em fogão a lenha, no Rancho Pompéia, com comidas típicas de fazenda e produtos caseiros preparados no próprio local. Também é possível passear a cavalo no campo, além de conhecer o processo de ordenha, o cultivo de hortaliças e a criação de animais.

Em visita ao empreendimento familiar Laticínio Tradição do Campo, o turista acompanha a produção de laticínios. São mais de 20 tipos de queijo, 10 tipos de iogurtes e manteigas, tudo disponível para degustação e venda. Já o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, parte do roteiro, oferece visita aos animais.

No segundo dia, o destino sugerido é a tradicional e centenária Fazenda Sant´ana. Há criação de carneiros, lagos para piscicultura, áreas de preservação de nascentes e trilhas para um laranjal e um reflorestamento de eucaliptos. Nessa mesma trilha, de 1896, encontra-se uma fábrica de derivados de cana e uma casa com objetos, documentos e fotos antigas.

O almoço é no Pesqueiro Nenê Oliani, pioneiro em pescaria no estado de São Paulo e que existe há mais de 30 anos no mercado. A pesca a quilo ou esportiva é o diferencial da propriedade. Além do restaurante, que acompanha um variado cardápio a base de peixes, há também a loja de artesanato com produtos confeccionados com o couro de tilápia e outros peixes.

O roteiro se encerra no Alambique Pioneira, que produziu a primeira cachaça orgânica certificada do estado de São Paulo. Lá é possível acompanhar o processo de produção da bebida, desde o plantio da cana até o produto final. E, no fim da visita, o turista ainda pode degustar diversos tipos de cachaça em licores e mel, por exemplo.

O turismo rural é responsável por cerca de 30% da demanda turística na cidade de Socorro, que recebe, em média 500 mil turistas ao ano, de acordo com o Núcleo de Turismo Rural da cidade.

O roteiro Caminhos da Roça recebeu apoio do projeto Talentos do Brasil Rural, desenvolvido por meio de uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Cerca de 400 empreendimentos em 54 municípios fazem parte do projeto. Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.