O que brasileiros podem esperar ao ir para EUA e Caribe na temporada de furacões | Boqnews
Paisagem de ilha caribenha. Foto: PxHere

Turismo

11 DE MAIO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

O que brasileiros podem esperar ao ir para EUA e Caribe na temporada de furacões

O período de tempestades começa em junho na região, o que pode afetar os planos dos brasileiros que querem fazer turismo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A temporada de furacões e tempestades tropicais no oceano Atlântico está se aproximando, e esse assunto interessa diretamente aos brasileiros que pretendem viajar para destinos como Flórida, Texas, México e Caribe.

Oficialmente, o período meteorológico dos furacões e das tempestades tropicais começa em junho e se estende até setembro.

Segundo a revista Forbes, a temporada deste ano terá “risco reduzido” de tempestades tropicais no golfo do México, que banha os estados americanos da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas, além do México e de Cuba.

Ainda assim, a região certamente será atingida, como acontece todos os anos – e, por isso, é fundamental que o turista brasileiro esteja informado sobre a melhor época para viajar para Miami ou para outras cidades do sudeste dos EUA.

Em 2023, ainda de acordo com a Forbes, a temporada terá menos tempestades que nos três anos anteriores.

A publicação aponta para a ocorrência de entre 12 a 15 tempestades fortes o suficiente a ponto de ganharem nomes, de seis a oito furacões mais brandos e de dois a três furacões mais violentos.

Furacão Irma

Essa questão traz à tona lembranças sobre o furacão Irma, um dos mais violentos da história do Atlântico e que atingiu o Caribe e a Flórida em 2017.

O Irma causou destruição generalizada em lugares como as Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, e as ilhas Keys, no extremo sul da Flórida.

Apenas nos EUA, o furacão deixou 92 mortos e US$ 50 bilhões em prejuízos, segundo o Centro Nacional de Furacões.

Em Miami, o Irma deixou cerca de mil residências gravemente danificadas, e alguns dos pontos mais turísticos da região metropolitana foram tomados por enchentes.

Ruas elegantes cercadas por hotéis envidraçados se tornaram corredeiras.

O Irma foi um furacão excepcional, muito mais destrutivo que o normal.

De todo modo, furacões e tempestades tropicais, que são menos intensas, sempre levam consigo riscos para quem está em seu caminho.

Por isso, os turistas, em geral, costumam evitar a temporada de furacões e tempestades tropicais – principalmente os meses de agosto, setembro e outubro, que são o auge da ocorrência desses eventos climáticos.

Quem está fazendo turismo em cidades como Miami, Orlando e Cancún pode ter que passar por situações como evacuações para lugares mais distantes da costa no caso de que um furacão passe por ali – já que a tendência é que os furacões percam intensidade quando deixam de estar sobre o mar e passam a estar sobre terra firme.

Problemas

Mesmo tempestades leves podem causar incômodo aos turistas, como disrupções no transporte em Miami ou em qualquer uma das cidades turísticas da região.

Até mesmo a possibilidade de perder a oportunidade de aproveitar a praia, o sol e os demais atrativos turísticos por causa de chuvas e ventos já é um motivo suficiente para que muitos turistas evitem a temporada de furacões e tempestades tropicais.

Historicamente, Miami é a cidade com maior potencial de ser atingida por furacões.

De 1851 até hoje, o sul da Flórida, onde ficam Miami e as ilhas Keys, sofreu três furacões de categoria 5, a mais alta da escala – o Irma está entre eles.

De acordo com a Forbes, o fenômeno climático El Niño, que consiste no aquecimento das águas do oceano Pacífico, será chave para prognosticar se será confirmada uma temporada fraca neste ano ou se a temporada será mais intensa do que o previsto por enquanto.

A revista afirma que, se o El Niño ocorrer atrasado, a temporada de furacões e tempestades tropicais tende a ser mais violenta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.