Mais do que uma questão de aparência, manter o pelo do cachorro de estimação em dia é, acima de tudo, uma questão de praticidade.
O tempo que cada dono tem para se dedicar à esse tipo de cuidados vai estipular a época ideal para que a tosa seja realizada. “ A tosa adequada está ligada ao gosto do dono . Às vezes ele não tem tempo para cuidar do animal, então a melhor alternativa é manter o pêlo curto”, explica a esteticista canina Andréia de Castro.
Segundo Andréia, o dia-a-dia do dono pode determinar a frequência com que o corte é realizado. “Não existe uma época certa. O importante é que seja feito o melhor para o cachorro”, acrescenta.
Os cuidados recebidos pelos animaizinhos são essenciais, não apenas para manter a boa aparência, como também para a saúde e bem estar do cachorro. “ Às vezes o dono pede um determinado tipo de tosa mas o cachorro está com o pêlo cheio de nó porque ele não recebe os cuidados ideiais”, diz.
A esteticista enfatiza que o trabalho realizado nos pet shops é uma extensão dos cuidados que o dono mantém com os bichinhos de estimação.
Temperatura
De acordo com Andréia, que trabalha há dez anos nesse ramo, quando o assunto é inverno ou verão o bom senso determina a frequência e o tipo do corte. “Se o cachorro ficar pelado no inverno, ele vai sentir frio e será necessário o uso de roupinhas. E, no calor, se ele mantiver um pelo muito pesado, pode sentir calor. Podemos perceber isso quando o animal está ofegante”, explica. “Se bem cuidado, o excesso de pêlo nunca é ruim”, acrescenta.
Raças
Os três tipos de tosas mais comuns são a bebê, a higiênica e a de raça.
Quando o cachorro só precisa ter os pêlos aparados, ele ganha um corte com a tesoura, chamado de bebê. “Assim podemos controlar melhor o comprimento dos fios”, explica.
Os cães de pêlo longo, como shitsu e yorkshire, são os que mais aderem à higiência, que apara os pêlos das regiões genitais e olhos. Sem alterar o comprimento das madeixas, deixa o cão com um aspecto de bem cuidado. “O pêlo longo é o diferencial de algumas raças”, confima a esteticista.
Algumas raças pedem cuidados especiais, como é o caso do malamute e huski que, se forem muito tosados, podem apresentar problemas. “A tosa de raça é específica. Cada cão tem a adequada”, enfatiza.
Campeão de estilo, a raça puddle é a que apresenta mais tipos de tosas. “Temos uma gama de estilo muito grande. É a raça que mais conseguimos variar o visual”, comenta.
Cada raça pede um cuidado específico, por iss é importante seguir as recomendações de cada uma.
Cuidados
Escolher um bom profissional para esse tipo de trabalho determina o resultado e o bem estar do animal. Se a tosa for mal feita, o cachorro pode se machucar, sofrer queimaduras ou cortes, e, até mesmo adquirir alergia ou doença de pele.
09 DE ABRIL DE 2009
Atenção para a tosa
Mais do que uma questão de aparência, manter o pelo do cachorro de estimação em dia é, acima de tudo, uma questão de praticidade. O tempo que cada dono tem para se dedicar à esse tipo de cuidados vai estipular a época ideal para que a tosa seja realizada. “ A tosa adequada está ligada […]