Atenção para a tosa | Boqnews

Vida +

09 DE ABRIL DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Atenção para a tosa

Mais do que uma questão de aparência, manter o pelo do cachorro de estimação em dia  é, acima de tudo, uma questão de praticidade. O tempo que cada dono tem para se dedicar à esse tipo de cuidados vai estipular a época ideal para que a tosa seja realizada.  “ A tosa adequada está ligada […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Mais do que uma questão de aparência, manter o pelo do cachorro de estimação em dia  é, acima de tudo, uma questão de praticidade.

O tempo que cada dono tem para se dedicar à esse tipo de cuidados vai estipular a época ideal para que a tosa seja realizada.  “ A tosa adequada está ligada ao gosto do dono . Às vezes ele não tem tempo para cuidar do animal, então a melhor alternativa é manter o pêlo curto”, explica a esteticista canina Andréia de Castro. 

Segundo Andréia, o dia-a-dia do dono pode determinar a frequência com que o corte é realizado. “Não existe uma época certa. O importante é que seja feito o melhor para o cachorro”, acrescenta.

Os cuidados recebidos pelos animaizinhos são essenciais, não apenas para manter a boa aparência, como também para  a saúde e bem estar do cachorro. “ Às vezes o dono pede um determinado tipo de tosa mas o cachorro está com o pêlo cheio de nó porque ele não recebe os cuidados ideiais”, diz.

A esteticista enfatiza que o trabalho realizado nos pet shops é uma extensão dos cuidados que o dono mantém com os bichinhos de estimação.

Temperatura
De acordo com Andréia, que trabalha há dez anos nesse ramo, quando o assunto é inverno ou verão o bom senso determina a frequência e o tipo do corte.  “Se o cachorro ficar pelado no inverno, ele vai sentir frio e será necessário o uso de roupinhas. E, no calor, se ele mantiver  um pelo muito pesado, pode sentir calor. Podemos perceber isso quando o animal está ofegante”, explica.  “Se bem cuidado, o excesso de pêlo nunca é ruim”, acrescenta.

Raças
Os três tipos de tosas mais comuns são a bebê, a higiênica e a de raça.
Quando o cachorro só precisa ter os pêlos aparados, ele ganha um corte com a tesoura, chamado de bebê. “Assim podemos controlar melhor o comprimento dos fios”, explica.

Os cães de pêlo longo, como shitsu e yorkshire, são os que mais aderem à higiência, que apara os pêlos das regiões genitais e olhos.  Sem alterar o comprimento das madeixas, deixa o cão com um aspecto de bem cuidado. “O pêlo longo é o diferencial de algumas raças”, confima a esteticista.

Algumas raças pedem cuidados especiais, como é o caso do malamute e huski que, se forem muito tosados, podem apresentar problemas. “A tosa de raça é específica. Cada cão tem a adequada”, enfatiza.

Campeão de estilo, a raça puddle é a que apresenta mais tipos de tosas. “Temos uma gama de estilo muito grande. É a raça que mais conseguimos variar o visual”, comenta.

Cada raça pede um cuidado específico, por iss é importante seguir as recomendações de cada uma.

Cuidados
Escolher um bom profissional para esse tipo de trabalho determina o resultado e o bem estar do animal. Se a tosa for mal feita, o cachorro pode se machucar, sofrer queimaduras ou cortes, e, até mesmo adquirir alergia ou doença de pele.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.