Como lidar com a ansiedade em cães | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida +

22 DE JULHO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Como lidar com a ansiedade em cães

Dicas e orientações para acalmar seu melhor amigo peludo

Por: Carla Nascimento

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A ansiedade em cachorros é uma condição comum e pode ser causada por diversos fatores, como separação, ruídos altos, mudanças na rotina, entre outros. Os sinais de ansiedade em cães podem variar, desde comportamentos agitados, roer objetos, latir excessivamente, até manifestações físicas como tremores e respiração acelerada.

Dessa maneira, é importante reconhecer os sintomas de ansiedade em seu cachorro para poder ajudá-lo. Existem várias estratégias que podem ser adotadas para acalmar a ansiedade do seu cão, mas quem explica isso é a veterinária Gabriella Pippo.

“Os primeiros sinais de que algo não está bem são alterações comportamentais frente a uma situação.” Por exemplo, separação (distância do seu dono), medo, insegurança e até mesmo mudança na rotina.

Além disso, a Gabriella também explica que, cães ansiosos podem apresentar hiperatividade, comportamento mais acelerado, agressivo, destrutivo (arranhar portas, janela, paredes, destruir móveis e objetos), assim como, latidos em excesso, comportamento compulsivo (lamber em excesso as patas, perseguir a própria cauda).

 

As medidas para reduzir a ansiedade são:

Estabelecer uma rotina, passeios, brinque com seu cão, ofereça um ambiente onde ele se sinta seguro. Também é importante o enriquecimento ambiental que é a oferta de brinquedos educativos. Em alguns casos dois é melhor que um. “Tem cães que quando tem um “irmãozinho” canino diminui muito a ansiedade e melhora todos os comportamentos inadequados. Mas é importante ter uma ajuda profissional nessa hora, pois dependendo do temperamento do novo cão, pode acabar piorando do que ajudando”.

“Cães são territoriais e ao mudar de ambiente, esse novo lugar causa estresse e nervosismo levando a um quadro de insegurança. É muito importante que ao identificar um desses sinais, procurar o Médico Veterinário para avaliar seu cão. Muitas vezes é necessário usar medicamentos para o controle da ansiedade (Prescrito pelo médico veterinário) em conjunto com medidas comportamentais. Um tratamento multidisciplinar a fim de garantir uma melhor resposta “explica a veterinária.

Portanto, a socialização feita da forma correta faz com que o seu cão se acostume aos diversos estímulos que está submetido a vida toda.

Socialização

“Um exemplo é o medo de fogos de artifícios, é importante que você faça a dessensibilização desde filhote. Coloque barulhos de fogos e deixe o seu cão no ambiente, comece com o som baixinho e vai aumentado cada dia. Faça reforço positivo, brincando e oferecendo um petisco. Ao associar com algo positivo ele vai se acostumando com o barulho”.

Sendo assim, com técnicas específicas de treinamento com os problemas apontados pelo dono, o cão será direcionado para um adestramento, respeitando as necessidades de cada um.

“Cães que sofrem de ansiedade de separação. Devemos acostumar desde cedo o cão a ficar sozinho. Evitar prolongar as despedidas, evitar fazer muita festa quando retornar para casa é uma das técnicas que podemos aplicar para que ele não sofra com a sua ausência. Caso o seu animal já apresente, existem técnicas especificas para tratar esse comportamento” conta a Gabriella Pippo.

 

Atividades e brinquedos

 

Dicas de brinquedos educativos são algumas opções indicadas pela Veterinária.

Portanto, tapete de lamber / brinquedos recheáveis – o ato de lamber gasta energia física e mental do seu cão, reduzindo o estresse e a ansiedade. Alguns brinquedos dispensadores de alimentos – São aquelas famosas “bolinhas” que você coloca ração ou petisco dentro e o seu cão precisa movimentar para pegar o alimento. Além de oferecer mordedores, ossos desidratados também são uma boa opção.

Algumas atividades como, passeios diários, adestramento ou até mesmo o Agility que “é o esporte dos cães” além de gastar energia, aumenta o vínculo entre você e o seu pet, ajuda a melhorar o raciocínio, prevenindo problemas comportamentais

“A ansiedade é um distúrbio muito comum na vida dos cães, mas não deve ser normal. Precisamos agir, prevenindo com que isso aconteça. Estabelecer uma rotina saudável e entender as necessidades do seu cão é fundamental para uma vida com qualidade. Muitos problemas comportamentais estão associados a falta de conhecimento dos seus tutores que por vezes acham que estão fazendo certo, como uma forma de amor.

Lembre se a ansiedade é tratável. Portanto, ter um profissional acompanhando o seu pet, muito carinho e paciência é o pilar para o seu cão sair dessa”.

Dessa maneira, descubra como identificar e ajudar seu cão a lidar com a ansiedade. Encontre orientações úteis e estratégias eficazes para acalmar seu melhor amigo peludo e proporcionar-lhe um ambiente tranquilo e feliz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.