Consultório na Rua amplia atendimentos e vacinas em Santos no primeiro semestre | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS

Saúde

05 DE AGOSTO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Consultório na Rua amplia atendimentos e vacinas em Santos no primeiro semestre

Com reforço na equipe, serviço da Saúde em parceria com a Seds registra aumento de 54% nos procedimentos ambulatoriais em comparação a 2024

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O programa Consultório na Rua, coordenado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), vem ampliando o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade em Santos. No primeiro semestre deste ano, a equipe realizou 9.375 procedimentos ambulatoriais, alcançando 979 atendimentos individuais. Em 2024, no mesmo período, foram 6.090 procedimentos e 461 atendimentos.

Aumento

O aumento expressivo está ligado à chegada de quatro novos profissionais ao time, que agora conta com 12 integrantes, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, uma psicóloga, assistente social, médica e um oficial administrativo.

Segundo o enfermeiro Aparecido Júnior, que atua diretamente nas ruas, o reforço ampliou o alcance do serviço, especialmente na aplicação de vacinas. “Este ano, aplicamos 402 doses. Em 2024, foram apenas 27”, destaca.

Na última terça-feira (5), a equipe esteve nos arredores da estação do VLT no José Menino. O primeiro a ser atendido foi Leandro Ferreira de Lima, de 32 anos, que relatou dor no pé e manchas no corpo. “Esse serviço é bom porque a gente não vai ao médico e aqui eu passo por consulta”, contou.

Wellington Jonatas de Lara, 27, também aproveitou a presença da equipe. Morador de uma pensão próxima, ele mediu a pressão, fez o teste de glicemia e se pesou. “Estou bem magro e receber algum cuidado é sempre bom”, afirmou.

Ações

As ações do Consultório na Rua são programadas e realizadas por uma van equipada que percorre bairros da cidade. A Seds participa com abordagem social e oferta de acolhimento nos serviços da Prefeitura. Ao identificar uma nova pessoa em situação de rua, a equipe realiza um cadastro com avaliação das condições de saúde e, se necessário, faz o encaminhamento para unidades de saúde com transporte incluso.

“O serviço ajuda a criar um vínculo de confiança entre os profissionais e o paciente, o que facilita a continuidade do cuidado”, conclui Aparecido Júnior.

Mais de mil pessoas estão cadastradas atualmente no programa.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.