No período de férias escolares e das festas de fim de ano, é comum que pais e responsáveis por crianças atípicas se preocupem com a quebra da rotina. Para reduzir impactos e tornar esse momento mais leve, algumas estratégias simples podem contribuir para dias mais tranquilos e agradáveis para toda a família.
A oferta de atividades com previsibilidade é uma das principais recomendações. Esse cuidado ajuda a estimular habilidades e interesses de forma gradual, respeitando o tempo e os limites de cada criança. Além disso, comunicar com antecedência qualquer mudança na rotina é fundamental. Dessa forma, seja uma viagem em família ou pequenas alterações no dia a dia durante o recesso.
Em situações de viagem, o uso de recursos visuais, a explicação clara sobre o que vai acontecer e a abordagem lúdica podem facilitar a adaptação e reduzir episódios de sobrecarga sensorial. Antecipar etapas do passeio e alinhar expectativas costuma gerar mais segurança para a criança.
Segundo Guilherme Reis, psicólogo e coordenador geral do Centro de Reabilitação Neurológica Matheus Alvares, incentivar interações positivas em ambientes controlados também é uma estratégia importante. “Sempre respeitando os limites individuais, atividades em conjunto com outras crianças podem ser benéficas. Além disso, estimular experiências sensoriais em novos ambientes, como praias, parques ou até mesmo em casa, contribui para o desenvolvimento”, explica.