Alterações no paladar, enjoos e constipação são efeitos colaterais comuns durante o tratamento quimioterápico. O Hospital Ana Costa, com o apoio da SANOFI, um dos maiores grupos farmacêuticos do mundo, apresenta o Comida que Cuida, uma palestra gratuita sobre alimentação durante o tratamento do câncer. O evento acontece no dia 21 de outubro, às 14h30, na cozinha experimental do Hipermercado Extra (Avenida Ana Costa, nº318/340), em Santos.
A palestra será ministrada pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HAC. A nutricionista Juliene Montez será responsável por passar as informações sobre o preparo dos alimentos e Milton Domiciliano, cozinheiro chefe do Hospital Ana Costa, executará os pratos. No final, o menu apresentado poderá ser degustado pelo público. Ainda haverá espaço para as respostas das dúvidas dos participantes sobre alimentação durante o período da quimioterapia.
As inscrições podem ser realizadas no Departamento de Comunicação e Marketing do HAC, pelos telefones (13) 3228-9054, (13) 3228-9055 ou por e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.
Comida que Cuida
Com o objetivo de estabelecer uma relação prazerosa entre os enfermos e a alimentação, a coleção Comida Que Cuida, lançada em 2006, já recebeu o Prêmio Lupa de Ouro 2008 – Categoria Sustentabilidade e o Prêmio Top Social, em 2011.
Os três livros são distribuídos gratuitamente às instituições de saúde que oferecem serviços a pacientes com câncer, diabetes e problemas cardíacos.
Confira duas das receitas que serão executadas pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Ana Costa durante o evento
Maionese sem ovos
Ingredientes:
– 1 batata cozida
– ½ cenoura coida
– 1 xícara (chá) de leite de soja
– 1 colher (sopa) de suco de limão
– 1 colher (sopa) de vinagre
– 1 colher (chá) de sal
– ½ xícara (chá) de óleo de girassol ou canola
– Legumes cozidos (de sua preferência)
Rende 10 colheres de sopa
Modo de preparo
Higienize todos os legumes. Cozinhe os legumes e separe os legumes de sua preferência. Reserva. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador. Coloque o conteúdo em uma vasilha e adicione os legumes que estavam reservados. Misture e sirva gelado.
Sorvete de limão
Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado
– 100 mil de suco de limão
– Gelo (1 bandeja grande)
– Raspas de 1 limão
Rende 5 porções
Modo de preparo
Higienize o limão antes de espremer o suco. Bata o leite condensado e o suco de limão no liquidificador e vá acrescentando o gelo até ficar cremoso. Congele, e, antes de servir, raspe as cascas de limão devidamente higienizado e coloque em cima de cada taça.