O banco de leite humano Keiko Miysaki Teruya do hospital Guilherme Álvaro, em Santos, promove, protege e apoia o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade. E até os 2 anos de idade juntamente com alimentação complementar. O leite humano é pasteurizado para prover a alimentação dos recém nascidos prematuros das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro.
Os recém nascidos de baixo peso e idade são impossibilitados de mamar em suas mães e, por isso, necessitam de leite humano nas primeiras horas de vida. Devido a prematuridade a maioria dos bebês encontra-se em respiradores artificiais e suas mães nem sempre possuem quantidade de leite suficiente para alimentá-los. Por este motivo, o Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro necessita de doação para a alimentação das crianças.
Para a primeira doação é preciso que a doadora, compareça com seu bebê para realizar um cadastro e fazer exames laboratoriais. Será preenchida uma ficha e feitas as orientações para o devido ordenamento e fornecido um kit para a doação do leite.
O local funciona de segunda a sexta das 8h00 às 17h00, na rua Oswaldo Cruz, 179, Boqueirão, Santos, SP. Telefone 13-3202-1323. Responsável; Dra. Teresa Nishimoto.