Dia Nacional da Mamografia: saiba a importância de realizar o exame | Boqnews
Divulgação

Prevenção

05 DE FEVEREIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Dia Nacional da Mamografia: saiba a importância de realizar o exame

5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia. Data destaca a importância da detecção precoce do câncer de mama

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Instituído há cerca de quatro anos, 5 de fevereiro é considerado o Dia Nacional da Mamografia. A data tem como objetivo ressaltar a importância do exame capaz de detectar precocemente o câncer de mama e, consequentemente, combater a mortalidade de mulheres por conta da doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa etária dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo. No entanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que as mulheres comecem a fazer anualmente a mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a partir dos 40 anos.

A mastologista do Hospital Ana Costa, Maria Virginia de Oliveira e Oliveira, explica que a mamografia é o único exame eficiente na prevenção e detecção precoce do câncer de mama, sendo insubstituível.

“É importante a mulher realizar com frequência o autoexame até mesmo para o conhecimento do próprio corpo, mas ela não deve substituir a mamografia pelo autoexame. Quando a mulher vê algum nódulo palpável ou alteração da papiloma, pode ser um sinal de evolução na doença. Por isso destaco que a mamografia é o único que conseguirá detectar a doença desde o início”.

mamografiaMulheres de Peito

Mulheres com a idade entre 50 e 69 anos podem realizar gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), exames de mamografia no mês em que comemoram aniversário. O programa do Governo do Estado de São Paulo visa detectar precocemente o câncer de mama, por isso não é necessário encaminhamento médico para a realização do exame.

Já no caso de pacientes que não estão inclusas nessa faixa etária, é necessário que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para a central de atendimento da Secretaria da Saúde, pelo número 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Vale ressaltar que para agendar é necessário possuir o Cartão Nacional da Saúde (saiba como solicitar neste link).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.