O bairro Marapé receberá nesta quarta (19) e quinta-feira (20) mutirão de combate ao Aedes aegypti.
Sendo assim, 57 agentes de combate a endemias atuarão uniformizados com colete verde e crachá, e irão se concentrar para início dos trabalhos, a partir das 9h, na Praça Cândido Portinari, na quarta, e na policlínica do bairro (Rua São Judas Tadeu, 115) no dia seguinte.
A equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) participará com um pedágio educativo na quarta. Além de uma ação na sala de espera da policlínica na quinta.
A empresa Terra Santos atuará em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Além disso, a ação pode ter cancelamento em caso de chuva. No sábado (22), agentes retornam à região para visitas a locais que ficaram pendentes.
Outras ações
Na sexta-feira (21), os agentes farão uma caminhada educativa na orla da praia, partindo às 9h do Novo Quebra-Mar (José Menino), com abordagem a pedestres, quiosques e vendedores. Também ocorrerá vistoria com drone em um imóvel abandonado na Avenida Senador Feijó.
O equipamento pode ter acionamento tanto por solicitações da população, via Ouvidoria do Município (telefone 162 ou www.santos.sp.gov.br/ouvidoria), quanto por iniciativa dos próprios agentes de combate a endemias, quando percebem a necessidade durante as inspeções.
Balanço
Os mutirões realizados este ano em Santos já eliminaram 655 focos com larvas. A Cidade registra 98 casos de dengue e três de chikungunya em 2025. Em 940 imóveis foi recusada a entrada dos agentes.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.