O Samu de Santos ganhará uma nova Base Central de Operações, que está em fase final de construção.
Sendo assim, a expectativa é que a inauguração ocorra antes do início da temporada de verão 2025/2026.
Localizada estrategicamente no bairro Valongo (Rua Visconde de São Leopoldo, 318), permitirá um deslocamento mais rápido das ambulâncias para todas as regiões de Santos, diminuindo o tempo-resposta aos chamados.
Composta por dois pavimentos exclusivos para o uso do Samu, a nova edificação permitirá ainda mais conforto e estrutura às equipes que salvam vidas 24 horas, atualmente alocados na Base Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 241): ambulâncias, socorristas e o Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP- Samu) serão transferidos para a Base Valongo.
Parceria
O novo prédio é fruto de uma parceria da Prefeitura com a Fundação Lusíada, que investiu cerca de R$ 8 milhões na aquisição do terreno e na construção, e será cedido para o Samu, via comodato, por 30 anos. Servirá ainda como campo de estágio aos estudantes do Centro Universitário Lusíada.
Permanecerão na Encruzilhada os servidores administrativos do Samu e a Central de Chamados, que atende as ligações telefônicas de Santos, Guarujá e Bertioga. Importante ressaltar que as nove bases descentralizadas continuarão em funcionamento: São Manoel, Rádio Clube, Castelo, Nova Cintra, Caruara, Vila Mathias, Estuário, Boqueirão, Ponta da Praia.
O prefeito Rogério Santos, em visita à obra na segunda-feira (10), destacou outras parcerias com a Fundação Lusíada na história recente da saúde, por meio da UPA Central, Ambesp Nelson Teixeira e Policlínica Jabaquara. “A formação dos estudantes nessas unidades também nos interessa, pois serão eles que estarão na linha de frente daqui a alguns anos na Cidade e já com essa vivência no SUS”.
O secretário Fábio Lopez enfatizou a importância da nova base antes do início da temporada de verão 2025/2026, quando a população flutuante aumenta. “Será entregue totalmente equipada, abrigando a maior parte das ambulâncias da Cidade em linha, além das que compõem a reserva técnica. Ganham os moradores e os turistas”.
Estrutura
-Térreo
-Almoxarifado
-Sala de logística da frota de ambulâncias
-Estacionamento das ambulâncias
-Lava-rápido
-Depósito para materiais de limpeza
-Primeiro pavimento
-Copa e sala de descompressão
-Sala de treinamentos do NEP-Samu
-Sala de reuniões
-Banheiros
-Quartos de conforto médico e de enfermagem (com vestiários)
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.