A Sabesp acaba de formar mais 30 degustadores de água para atuar no controle de qualidade da água fornecida em todo o Estado de São Paulo.
Sendo assim, o treinamento ocorreu em duas turmas de 15 participantes, nos dias 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro, promovido pelo Laboratório de Orgânica do Controle de Qualidade, na zona norte de São Paulo.
Com a formação, esses profissionais poderão atuar nas 375 cidades atendidas pela empresa. Portanto, avaliando águas oriundas de poços, rios e represas que abastecem mais de 28 milhões de pessoas.
As atividades começam com exercícios de percepção de alimentos e águas com sabores mais marcantes. Utilizam-se também chocolate, chá preto, alecrim, carambola, mirra e gengibre para preparar alguns testes. Gradualmente, reduzem-se as intensidades e os padrões de cheiro para o aperfeiçoamento dos sentidos. Também são realizadas práticas com diferentes concentrações de cloro para aguçar o paladar e o olfato.
Dessa forma, durante o curso, foram abordados conceitos relacionados ao mecanismo sensorial, às fontes de gosto e odor na água de abastecimento, à identificação e classificação de sabores, odores e sensações. Além de recomendações e práticas da análise sensorial da água.
Objetivo
O treinamento tem como objetivo capacitar os participantes e também atende às normas nacionais de qualidade da água para consumo humano (portaria 888/2021, do Ministério da Saúde). Esses profissionais desempenham um papel essencial no monitoramento da qualidade da água: ao utilizar seus sentidos para identificar variações de sabor e odor, eles complementam as análises laboratoriais, permitindo respostas mais rápidas a alterações e contribuindo para assegurar que a água distribuída esteja sempre dentro dos padrões de potabilidade.
Antes desta edição, a Companhia contava com 59 degustadores. Agora, com os 30 novos colaboradores capacitados, o total chega a 89 profissionais habilitados a desempenhar essa função.
Para se candidatar, é necessário atender a alguns requisitos, como estar em boas condições de saúde e não ser fumante, já que o tabagismo interfere nas percepções olfativas e gustativas.
Diferentes propriedades
Devido às características específicas de cada manancial, a água tem diferenças em suas propriedades. Quase imperceptíveis a bocas e narizes não treinados, essas sensações são notadas pelos degustadores treinados. Eles, então, exercem um importante papel no controle do padrão de qualidade. Desse modo, ajudando a identificar mudanças do odor e paladar. E, com isso, direcionando ajustes no processo de tratamento para que a água potável mantenha sua qualidade.
Além disso, a Sabesp monitora todas as etapas do sistema de abastecimento para garantir a qualidade da água distribuída, desde os mananciais, passando pelas estações de tratamento e redes de distribuição, até o cavalete nos imóveis. Para isso, realiza mais de 170 mil análises por mês, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.