Prevenção ajuda a evitar novos casos de dengue | Boqnews
Foto: Agência Brasil/Arquivo

Saúde

16 DE FEVEREIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Prevenção ajuda a evitar novos casos de dengue

Médico infectologista informa sobre os cuidados e como o clima favorece a proliferação do Aedes Aegypti

Por: Vinícius Dantas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma doença que voltou a causar transtornos de saúde para os brasileiros é a dengue.

Sendo assim, quem explica melhor sobre este tema é o médico infectologista Evaldo Stanislau.

 

Sintomas

Portanto, os principais sintomas da dengue são febre, dor no corpo, mal estar, dores nas articulações e atrás dos olhos. Além disso, Stanislau indica a importância em procurar um médico. “Sempre deve ser feita uma avaliação pelo médico, porque ele vai saber avaliar se há ou não a presença de algum sinal de maior gravidade. A partir disso, ele vai orientar como o paciente deve monitorar a progressão da doença.  E as pessoas que suspeitarem que estão com dengue, já devem iniciar hidratação com água, suco e líquidos em geral”, reforça.

 

Como combater?

O médico informa que as formas de se proteger contra o mosquito são o uso de repelente, uso de roupas que protejam as áreas expostas, evitar a entrada em casa do mosquito Aedes aegypti, usando telas e mosquiteiros para crianças colocando no berço, além de eliminar os criadouros do mosquito.

Ele lembra que as crianças, os idosos e pessoas com doenças crônicas são os grupos mais vulneráveis para ter dengue com complicação.

 

Proliferação

O médico comunica como as condições climáticas estão influenciando a proliferação do Aedes aegypti.

“O mosquito precisa de calor e umidade para se reproduzir com muita eficácia e para que os ovos dele se desenvolvam. O aquecimento global neste ano, potencializado pelo fenômeno El Niño estão fazendo com que a gente tenha o excesso de chuva.

Então a gente tem umidade, água e calor, condições muito importantes e necessárias para que o mosquito se prolifere e é por isso que a gente tem visto o mosquito crescendo em grande proporção”, explica.

 

Casos na Baixada Santista

Segundo Secretaria de Saúde de Bertioga, em janeiro de 2024 houve o registro de 544 casos na Cidade. Ao todo, em 2023 foram 1.307 casos.

De acordo com a Prefeitura de Cubatão, o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão registrou 5 casos confirmados de dengue até 8 de fevereiro de 2024. Ao longo do ano de 2023, foram contabilizados 76 casos.

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que, em todo o ano passado, a Cidade registrou 1.373 casos de dengue, sendo 15 no mês de janeiro. Já neste ano, foram 35 casos de dengue confirmados no último mês.

Assim como, a Prefeitura de Itanhaém comunica que até o momento houveram 18 casos de dengue em 2024, já no ano anterior foram 173 casos.

A Prefeitura de Mongaguá registrou 2 casos de dengue em janeiro de 2024. Em 2023, durante janeiro, foram 8 notificações, com 7 casos descartados e um confirmado. No total, em 2023, foram 227 notificações, com 20 casos confirmados.

Já de acordo com a Prefeitura de Praia Grande, foram registrados 14 casos de dengue em janeiro de 2024 e no ano passado foram 112 casos.

Sendo assim, a Prefeitura de Santos comunica que em 2023 houveram 608 casos. Já na semana epidemiológica 1 a 6 – que equivale entre 31/12/23 e 10/02/24),  foram 7 casos.
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que em 2023 foram confirmados 242 casos de dengue. Destes, 13 casos foram constatados em janeiro.

Segundo o último levantamento, que ocorreu na terça-feira (6), neste ano (2024) foram registrados 21 casos de dengue [19 em janeiro].

 

* A equipe do Boqnews entrou em contato com a Prefeitura de Peruíbe, porém até a publicação da matéria não obtivemos retorno.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.