Discutir ações e impactos climáticos entre países com características ambientais semelhantes – e a relação com as mudanças no clima na geografia e no cotidiano dos países.
Dessa forma, o Instituto Procomum promove o Encontro Internacional Lab Narrativas Climáticas – O Sul Global no Centro das Soluções para o Bem Viver.
O evento ocorre entre os dias 19 e 22 de junho de 2024.
A atividade ocorrerá em parceria com a Surge África, uma organização nigeriana que projeta e implementa medidas inovadoras para melhorar as abordagens de adaptação climática por meio de políticas, mídia e desenvolvimento resiliente.
As representantes do país chegam neste final de semana a Santos.
O encontro será dividido em dois momentos.
Na quarta e quinta, toda a comunidade poderá ter acesso ao seminário que ocorrerá no LAB Procomum.
Nos dois últimos dias, haverá atividades formativas destinadas aos participantes previamente inscritos e selecionados para a realização de um protótipo durante o laboratório.
“O sul global tem realidades parecidas. Por isso, queremos mostrar projetos que ocorrem aqui e na Nigéria que podem influenciar a agenda pública”, revela o gerente de Inovação do Procomum, jornalista Victor Sousa.
Ele participou do Jornal Enfoque de segunda (17), onde relatou sobre o evento e também as atividades realizadas pelo Procomum.
Aliás, a organização social surgida em 2016 com o objetivo de fomentar ações das comunidades visando o bem-estar coletivo e comum.
“Fazemos laboratórios cidadãos, para pensar soluções para enfrentarmos problemas. A ideia é trazer soluções para problemas comuns”, enfatiza.

Gerente de Inovação do Procomum Victor Marinho falou sobre a expectativa do evento internacional durante o Jornal Enfoque, apresentado pelo jornalista Francisco La Scala Jr. Evento é aberto ao público. Foto: Felipy Brandão.
Protótipos
Após a imersão, os 25 participantes terão um mês para desenvolver os protótipos em um formato chamado de laboratório relâmpago, no qual são convidados a desenvolver soluções de baixo custo.
Além de fácil realização e que chamem a atenção das autoridades, dos órgãos públicos e dos meios de comunicação para a urgência das mudanças climáticas na Baixada Santista.
Assim, os protótipos podem ter relação com as artes, ao ativismo, à cooperação internacional e aos dados abertos.
Aliás, o Lab Narrativas Climáticas integra uma agenda maior sobre justiça climática, articulação territorial e internacional que o IP e o LAB Procomum vão desenvolver durante o ano.
Confira o convite para o evento:
https://www.instagram.com/reel/C8H4IkCtKtD/
Mais temas
Durante o programa Jornal Enfoque, Marinho também falou das ações conjuntas da entidade com as universidades, em especial a Unifesp/Baixada Santista.
Graças à Clínica Aberta do Comum, com atendimento à população por alunos da instituição sempre às quintas-feiras.
Dessa forma, no tocante às eleições municipais, ele enfatizou que o espaço está aberto para candidatos de todos os partidos para apresentar suas propostas e debates dentro da filosofia da ONG.
“Vamos criar documentos, reivindicar pautas conjuntas para que os candidatos tenham compromissos com a questão das mudanças climáticas”, enfatiza.
“Nossa região já sofre e vai sofrer ainda mais com as alterações. Isso não dá voto e há necessidade de investimento elevado, mas é inevitável”, destaca.
Dessa forma, oportunidade para conferir o programa completo
Instituto
O Instituto funciona à R. Sete de Setembro, nº 52 em imóvel onde funcionava o antigo Prato de Sopa Monsenhor Moreira, na Vila Nova, em Santos.
Informações neste link
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.