Programa de vacinação nas escolas de Santos supera 2023 | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa

Vida +

09 DE DEZEMBRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Programa de vacinação nas escolas de Santos supera 2023

Medida facilita acesso para quem não pode ir a uma policlínica durante a semana

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O programa de vacinação das crianças e adolescentes nas escolas desenvolvido em Santos ampliou em 23,5%, em 2024, o número de vacinas aplicadas no ambiente escolar comparando com dados de 2023: foram 2.603 aplicações neste ano, contra 2.106 do ano passado.

Sendo assim, a última escola a receber a equipe de Saúde, na última quinta-feira (5), foi a UME Doutor Alcides Lobo Viana (Marapé).

Além de estudantes de todas as faixas etárias, professores e funcionários da rede municipal de ensino, que estavam com a carteira de vacinação em atraso, foram vacinados ao longo de todo o ano.

“Santos encerrou 2023 com uma taxa de cobertura vacinal contra o HPV e contra as meningites ACWY acima da meta proposta pelo Ministério de Saúde, de 95% para HPV e 90% para ACWY. Entendemos que parte desse sucesso se deveu à imunização no ambiente escolar. Esperamos colher novos frutos neste e nos próximos anos”, afirma Denis Valejo, secretário de Saúde de Santos.

2025

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) pela Secretaria de Saúde, Rita Gisela Guedes Ferreira, projeta um novo aumento para o ano que vem. “O saldo de 2024 foi muito positivo, conseguimos aumentar o número de pessoas atendidas, não só das crianças, mas também os responsáveis e trabalhadores da educação. Com o diálogo sobre a importância da vacinação, a tendência é ampliar cada vez mais. Para o ano que vem, estamos criando estratégias para atender a todas as unidades municipais de ensino”, completa.

Foram disponibilizadas, durante o ano nas escolas, vacinas que protegem contra vários tipos de doenças. Portanto, sendo elas a Influenza (gripe), covid-19, HPV, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, febre amarela, varicela e meningite tipo C.

Portanto, a iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, por meio do PSE.

“A vacinação na escola é importante porque colabora com a disseminação de conhecimento sobre os benefícios da imunização com crianças e adultos, possibilita a flexibilização de dias e horários e fortalece a necessidade de manter a carteira em dia para cuidar da Saúde. Para realizar a vacinação, a escola se prepara com diversas ações de divulgação: comunicados, panfletos, palestras com enfermeiras sobre o tema, cartazes, rodas de conversa, entre outras medidas. Para nós é uma alegria saber que a Educação em parceria com a Saúde, através do PSE, colaborou com o aumento significativo do número de crianças vacinadas em Santos”, explica Joana Costal, supervisora de ensino e coordenadora do PSE pela Seduc.

Além disso, no último dia do programa no ano, foram aplicadas 15 doses nos alunos e funcionários da UME Doutor Alcides Lobo Viana. Dessa maneira, sendo 11 contra a gripe, duas contra a febre amarela e duas contra a poliomielite.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.