Entre as queixas mais comuns registradas pelas gestantes é a dor nos pés. Esse incômodo pode ser provocado por diversos motivos, permanecer muito tempo em pé, inchaço no verão, pois o corpo retém mais líquido fazendo com o que os pés fiquem inchados dificultando as futuras mamães de colocar sandálias ou até mesmo caminhar.
Para aliviar as dores, as mamães podem investir em alternativas terapêuticas que fazem bem a mãe e o bebê. De acordo com a fisioterapia Tatiana Baccini, Fisioterapeuta, a reflexologia podal é a técnica mais indicada para relaxar os pés. “A técnica faz uma pressão em determinados pontos nos pés para atingir todo o corpo. A reflexologia na gestação é indicada para tratar pés inchados, problemas de digestão e melhorar o sono”, afirma.
Além de tratar as dores nos pés, a reflexologia também ameniza outros sintomas como os enjoos presentes no primeiro trimestre. “No segundo e terceiro trimestre, a massagem equilibra o organismo promovendo tranquilidade a gestante e o bebê”, explica a especialista.
Gestantes estão liberadas para fazer reflexologia?
A reflexologia ganhou espaço porque não só ajuda a amenizar dores nos pés, mas também para controlar problemas emocionais. “Gestantes que estão ansiosas com o parto, estressadas e cansadas podem fazer uma sessão de reflexologia para conquistar novas energias e ficar mais calma para o nascimento do bebê”, diz a especialista.
A reflexologia podal tem o objetivo de ativar o sistema circulatório, estimular a bexiga e o intestino, regular a temperatura do corpo, amenizar a dor do parto normal e induzir à dilatação.
A massagem é feita com o polegar ou objetos como bolinhas, pequenos rolos de madeira e agulhas. Uma sessão semanal é suficiente para a gestante reequilibrar o organismo e não sentir mais dor.
A reflexologia na gravidez deve ser aplicada com prudência. A especialista recomenda que a massagem seja realizada por profissional habilitado, pois, o estímulo a determinados pontos pode provocar algumas contrações uterinas. A reflexologia deve ser evitada entre a 12ª e 14ª semana de gestação.
Realizada de forma correta, a reflexologia na gravidez pode trazer vários benefícios. A massagem podal ativa o sistema circulatório, estimula a bexiga e o intestino, alivia as dores lombares e regula a temperatura do corpo. Além disso, diminui a dor do parto normal, induz à dilatação e ao profundo relaxamento entre as contrações.