A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Santos (SOCESP Santos) promove neste sábado (25), um simpósio sobre hipertensão arterial sistêmica. Estarão em debate temas como a incidência desse fator de risco no idoso, a hipertensão refratária e a relação da doença com o risco cardiovascular.
Segundo o presidente da Regional, Antonio Mendes Neto, o objetivo é atualizar os profissionais e, a partir disto, proporcionar uma melhora no atendimento aos hipertensos, que representam cerca de 25% da população adulta.
“A hipertensão arterial é a doença cardiovascular mais freqüente e o principal fator de risco para infarto e o derrame. Uma oportunidade para troca de experiências e esclarecimentos não deve ser ignorada por quem lida diariamente com esta questão”, ressalta.
A maior parte das pessoas que têm hipertensão arterial não sabe, já que, em boa parte dos casos, a doença não apresenta sintomas. Dos que sabem, apenas 10,4% estão com a pressão controlada.
O simpósio contará com a participação do médico. Osvaldo Passarelli, que aproveitará para distribuir seu livro Hipertensão arterial de difícil controle.
Dificuldades no controle da pressão alta
Além da ausência de sintomas, do aumento da obesidade e do sedentarismo, outros fatores contribuem para a escalada da hipertensão. “O consumo de drogas como cocaína, crack e maconha aumenta efetivamente a pressão arterial e estima-se que seja responsável por até 10% das crises hipertensivas”, afirma Antonio.
Ainda de acordo com o especialista, o alto custo dos remédios e a falta de acesso ao sistema de saúde impossibilitam o tratamento de uma parcela da população, dificultando ainda mais a redução nos índices da doença.
Serviço
Data: 25 de outubro de 2008
Local: Associação dos Médicos de Santos
Endereço: Av. Ana Costa, 388 – Santos – São Paulo
Gratuito
Programação
9h15 às 10h – Tratando a hipertensão pelo risco cardiovascular
Carlos Alberto Machado (UNIFESP – SP)
10h às 10h30 – Intervalo
10h30 às 11h15 – Hipertensão sistólica isolada no idoso: como tratar?
José Antonio Gordillo de Souza (UNIFESP – SP)
11h15 às 12h – Manuseio do paciente com hipertensão arterial refratária
Oswaldo Passarelli (IDPC – SP)
12h às 12h30 – Debate