SOCESP debate a hipertensão arterial em Santos | Boqnews

Vida +

22 DE OUTUBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

SOCESP debate a hipertensão arterial em Santos

         A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Santos (SOCESP Santos) promove neste sábado (25), um simpósio sobre hipertensão arterial sistêmica. Estarão em debate temas como a incidência desse fator de risco no idoso, a hipertensão refratária e a relação da doença com o risco cardiovascular.           Segundo o presidente da Regional, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

         A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Santos (SOCESP Santos) promove neste sábado (25), um simpósio sobre hipertensão arterial sistêmica. Estarão em debate temas como a incidência desse fator de risco no idoso, a hipertensão refratária e a relação da doença com o risco cardiovascular.


          Segundo o presidente da Regional, Antonio Mendes Neto, o objetivo é atualizar os profissionais e, a partir disto, proporcionar uma melhora no atendimento aos hipertensos, que representam cerca de 25% da população adulta. 


        “A hipertensão arterial é a doença cardiovascular mais freqüente e o principal fator de risco para infarto e o derrame. Uma oportunidade para troca de experiências e esclarecimentos não deve ser ignorada por quem lida diariamente com esta questão”, ressalta.


         A maior parte das pessoas que têm hipertensão arterial não sabe, já que, em boa parte dos casos, a doença não apresenta sintomas. Dos que sabem, apenas 10,4% estão com a pressão controlada.


          O simpósio contará com a participação do médico. Osvaldo Passarelli, que aproveitará para distribuir seu livro Hipertensão arterial de difícil controle


Dificuldades no controle da pressão alta


        Além da ausência de sintomas, do aumento da obesidade e do sedentarismo, outros fatores contribuem para a escalada da hipertensão. “O consumo de drogas como cocaína, crack e maconha aumenta efetivamente a pressão arterial e estima-se que seja responsável por até 10% das crises hipertensivas”, afirma Antonio.


        Ainda de acordo com o especialista, o alto custo dos remédios e a falta de acesso ao sistema de saúde impossibilitam o tratamento de uma parcela da população, dificultando ainda mais a redução nos índices da doença.


Serviço


Data: 25 de outubro de 2008


Local: Associação dos Médicos de Santos


Endereço: Av. Ana Costa, 388 – Santos – São Paulo


Gratuito


 


Programação 


9h15 às 10h – Tratando a hipertensão pelo risco cardiovascular


                            Carlos Alberto Machado (UNIFESP – SP)


10h às 10h30 – Intervalo


10h30 às 11h15 – Hipertensão sistólica isolada no idoso: como tratar?


                            José Antonio Gordillo de Souza (UNIFESP – SP)


11h15 às 12h – Manuseio do paciente com hipertensão arterial refratária


                       Oswaldo Passarelli (IDPC – SP)


12h às 12h30 – Debate


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.