Vacinação contra a gripe é prorrogada | Boqnews
Foto: Erasmo Salomao/Ministério da Saúde

Imunização

31 DE MAIO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Vacinação contra a gripe é prorrogada

A partir de segunda-feira (3), toda a população poderá se vacinar contra a gripe; público prioritário teve mais de 50 dias para se vacinar com exclusividade. Santos foi a primeira da região a imunizar 90% dos munícipes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir da próxima segunda-feira (3), toda a população terá oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina.

Portanto, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar.

Essa é a recomendação do Ministério da Saúde já enviada aos estados e municípios.

A medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançarem a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário.

Até esta sexta (31), dia em que se encerra a campanha, quase 80% do público-alvo foi vacinado. Este número representa 47,5 milhões de pessoas.

Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.

Prioridades

Durante o período da campanha, foram priorizados 59,4 milhões de gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos e indígenas.

E também professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

No entanto, até o início desta sexta-feira (31), 11,9 milhões de pessoas desses grupos ainda não haviam recebido a dose de proteção contra a influenza.

A meta é vacinar 90% do público-alvo.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.

Até o momento, seis estados já bateram a meta de 90%.

Foi o Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%).

Outros estados estão bem próximos à meta e já ultrapassaram o percentual de 85%. É Alagoas (89,9%), Rio Grande do Norte (88,7%), Minas Gerais (86,6%) e Paraíba (86,1%).

Além disso, os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%).

Ação

Em todo o país, a campanha conta com uma estrutura formada por cerca de 41,8 mil postos de vacinação. Além disso, tem a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.

Entre a população prioritária, os funcionários do sistema prisional registraram a maior cobertura vacinal.

No grupo, foi alcançado 103,3% de cobertura, seguido pelas puérperas (94,9%), indígenas (90,6%), professores (90,8%) e idosos (88,8%).

Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (36,8%), e população privada de liberdade (59,5%).

Além disso, pessoas com comorbidades (73,5%), crianças (74,2%), gestantes (74,5%) e trabalhadores de saúde (78,4%).

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina.

Dessa forma, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS.

É A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

Brasil

Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país.

Dessas casos, houveram 144 mortes.

Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09. Houve registro de 407 casos e 86 óbitos.

Tratamento

Todos os estados estão abastecidos com o fosfato de oseltamivir. Portanto, devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde.

Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do medicamento aos estados.

O tratamento deve ser realizado, primordialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas.

Para mais informações sobre sintomas, tratamento e prevenção, acesse o guia do Ministério da Saúde.

Baixada Santista

No litoral, Santos foi o primeiro município da região a imunizar 90% da população.

Até a tarde de quinta (30), foram aplicadas 202.897 doses. A população total da Cidade é de aproximadamente 224 mil pessoas.

Em São Vicente, 78.413 pessoas foram imunizadas. Dessa forma, totalizando a cobertura vacinal de 80,29%. A meta é imunizar 97.668 pessoas.

Em Bertioga, os interessados deverão comparecer a qualquer uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Cidade – Boraceia, Indaiá, Maitinga, Mirasom, Vicente de Carvalho II. Entretanto, o município ainda não divulgou o número de imunizados.

Além disso, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Mongaguá e Cubatão também não divulgaram quantas pessoas já foram vacinadas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.