O dia 8 de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Data que simboliza a luta feminina por papéis igualitários na socidade. Também é uma oportunidade de relembrar a importância da saúde da mulher. Exames preventivos, vacinações e hábitos saudáveis são algumas medidas necessárias para o bem-estar durante todas as etapas da vida.
Pensando nisso, o médico ginecologista Roberto César Nogueira incentiva o hábito de visitas periódicas com especialistas. “Prevenir não é só fazer exames, é realizar check-ups com os médicos, no mínimo, uma vez ao ano. Em caso de dores ou desconfortos, a paciente deve consultar-se imediatamente”.
Preços
Os exames preventivos mais importantes têm cobertura do Sistema Único de Saúde, o SUS e portanto são gratuitos. A exceção é a vacina de combate à HPV, cujas pessoas que estão fora do grupo determinado pelo Ministério da Saúde precisam desembolsar aproximadamente R$ 900,00 por todas as doses. Na segunda (9), estão disponíveis nos postos de saúde a primeira dose gratuita do HPV para meninas de 9 a 13 anos. postos de saúde.