Sem novidades expressivas, o horário eleitoral gratuito volta a invadir os lares, sendo a principal aposta dos candidatos, especialmente para aqueles que estão atrás nas pesquisas eleitorais. E elas são capazes de alterar vitórias certas graças a vacilos apresentados ao longo da campanha, como o ocorrido com o então candidato à Presidência, Ciro Gomes, cuja infeliz frase de cunho machista proferida durante um debate e divulgada no horário eleitoral pela oposição foi suficiente para detonar suas pretensões em 2002.
Em âmbito local, os moradores de Guarujá, Bertioga, Santos, São Vicente e Cubatão têm acesso ao horário eleitoral dos candidatos de suas cidades nas TVs. Aos candidatos de outros municípios, como Itanhaém e Peruíbe, restam apenas o rádio como meio de divulgação.
As primeiras exibições – tanto dos candidatos a prefeito como vereadores – mostram uma notória disparidade de produção nas candidaturas. Além disso, dois debates em emissoras de TVs (Santa Cecília e Band) agitaram o início das discussões eleitorais. O tom inicial foi de amenidades, mas já fica claro como os candidatos ao Executivo irão agir.
Líder em todas as pesquisas, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) será o alvo principal das críticas em razão de atitudes e promessas não cumpridas pelo Governo do Estado, o que é, no mínimo, curioso, pois o foco central em questão – a Prefeitura e a avaliação da atual administração – ficaram em segundo plano nas discussões.
Barbosa conseguiu atrair vários colaboradores de outros candidatos, o que irá ajudá-lo em uma campanha eleitoral árdua como a santista. Por sua vez, enfrenta dois ex-prefeitos (Telma de Souza e Beto Mansur), que têm um histórico de realizações ao longo de seus mandatos, mas carregam elevados índices de rejeição por questões distintas. Mas, são nomes que terão um peso fundamental nesta campanha que, hoje poderia terminar no primeiro turno. Mas a história reserva surpresas eleitorais.
O candidato do PMDB, Sérgio Aquino, vive uma situação típica de candidatos desconhecidos do eleitorado. Sua desvantagem: corre contra o tempo para se tornar conhecido e conseguir chegar ao segundo turno. Vantagem? É o candidato escolhido pelo prefeito Papa, que detém um substancial índice de popularidade, algo difícil após oito anos de mandato.
Prof. Fabião (PSB) é inteligente, articulado e conquistará votos da sociedade interessada nas questões ambientais e qualidade de vida. Mas tem pouco tempo e recursos à disposição, situação que se assemelha aos demais postulantes que também terão sua contribuição nas discussões eleitorais.
Portanto, a sorte está lançada. Resta saber como as peças do tabuleiro deste jogo eleitoral se movimentarão até outubro.
Deixe um comentário