Favorável à desestatização do porto de Santos, o empresário Bayard Umbuzeiro, presidente da Abtra – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados, faz um alerta.
Portanto, ele defende que o futuro gestor do cais santista não tenha qualquer relação com alguma empresa que atua no setor portuário.
“Há uma preocupação com a verticalização. Alguns players (empresas do porto) estão oferecendo serviços casados, extrapolando suas atividades, como inclusão de transporte rodoviário, aduaneiro e até aviação”, ressalta.
Dessa forma, ele teme, portanto, que as empresas menores acabem perdendo espaço na futura configuração portuária.
“Especialmente as empresas familiares, alguns até seculares, que ajudaram a construir o Porto de Santos”, salienta.
Assim, Bayard espera que haja independência entre a futura gestora do porto e as concessionárias.
Dessa forma, ele também sugere a possibilidade da implantação de um condomínio portuário – como ocorre em edifícios – como sugestão à proposta federal.
Bayard participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias desta quarta (22).
BR do Mar
Assim, Bayard também analisou o projeto BR do Mar, que prevê o incentivo da cabotagem, cujas discussões encontram-se no Senado, após entrega do relator Nelsinho Trad (PSD).
“A cabotagem veio para ficar, mas alguns pontos precisam ser reavaliados, como nas ações para fortalecer a indústria naval nacional e na qualificação da mão-de-obra”, enfatizou.
O programa completo você confere aqui:
Deixe um comentário