Agora é oficial: dia 10 de abril é o Dia do Funk no calendário oficial do município de Santos (SP).
De autoria da vereadora Debora Camilo (PSOL), o projeto recebeu sanção do prefeito Rogério Santos (PSDB).
A publicação ocorreu no Diário Oficial da última segunda-feira (6).
Conforme a vereadora, ao incluir o funk no calendário oficial, a Cidade passa a reconhecer a cultura urbana, como já ocorreu com o rap, hip-hop e o samba no passado, ambos também marginalizados.
Ela reconhece que muitas pessoas a questionaram o porquê deste projeto, pois existiriam “propostas mais importantes para a Cidade”.
“Além de projetos, como o combate à pobreza menstrual e questão da renda permanente, também olhamos para este tema”, lembra.
Ela participou do Jornal Enfoque desta terça (7), onde falou sobre a promulgação da lei, entre outros temas.
Na ocasião, a vereadora disse que foi procurada pela ZNO Music, grupo de jovens que atua na produção de clipes e conteúdo das novas gerações do estilo.
“Tivemos um debate sobre a valorização da cultura urbana. Muitos podem criticar, mas todas as iniciativas culturais da periferia sempre foram marginalizadas”, ressaltou.
Hoje, o funk é o segundo estilo musical mais consumido pelos brasileiros e saiu das comunidades periféricas e invadiu as classes mais abastadas.

Primeira e única vereadora do PSOL em Santos e região, Débora Camilo falou das ações do mandato durante o programa. Foto: Carla Nascimento
Histórico
Não bastasse, Santos se tornou um celeiro de músicos do estilo, ficando atrás do Rio de Janeiro, sendo a pioneira no estado desde 1995.
No entanto, uma série de assassinatos de jovens acabou impactando diretamente a produção cultural realizada nas comunidades.
Aliás, a data de 10 de abril representa o dia do assassinato de um destes jovens – o primeiro de quatro.
Naquele dia, em 2010, começaria um dos momentos mais complexos para os músicos do estilo musical e os fãs do funk na Cidade.
Felipe Wellington da Silva Cruz, o MC Felipe Boladão, foi assassinado na ocasião.
Praticamente um ano depois (12 de abril de 2011), a vítima foi Eduardo Antônio Lara, 27 anos, o Duda do Marapé.
Seis dias depois, novo músico teve o mesmo destino: Jadielson da Silva Almeida, 28 anos, o MC Primo.
E no final daquele mês, no dia 28 de abril, a vítima foi Cristiano Carlos Martins, 33 anos.
Educação
A vereadora também vem acompanhando o drama de pais de crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista, que tem relatado dificuldades para inserir seus filhos nas escolas municipais.
Assim, há um crescimento exponencial de crianças com o diagnóstico do transtorno no mundo – e no Brasil não é diferente.
“Temos acompanhado situações graves de mães que estão em depressão e até casos de suicídio pela falta de amparo”, salienta.
Assim, a vereadora agendou audiência pública nesta sexta (10), a partir das 19 horas, no auditório Ver. Zeny de Sá Goulart, na sede da Câmara, à Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 01, na Vila Nova.
“Queremos ouvir depoimentos de mães e pais para relatar a situação que estão enfrentando”, enfatizou.
PSOL
Assim, durante o programa, a vereadora também comentou sobre a posição do PSOL perante os governos Lula e Tarcísio de Freitas para os governos federal e estadual, respectivamente.
E também sobre as perspectivas do partido nas eleições municipais de 2024, onde lançará candidato.
Confira o programa completo