O Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº – Bom Retiro), na Zona Noroeste de Santos, recebe neste sábado (5), das 9h às 12h, a segunda edição do Mutirão ‘Quem Usa Cuida’.
Sendo assim, a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) mobiliza munícipes que frequentam o parque para ações de zeladoria, buscando conscientizar sobre a preservação dos bens públicos.
Portanto, a ação possui realização em parceria com a Fundação Rotary Club Santos-Praia, Programa Mãos Que Ajudam e Loja Maçônica Antônio dos Santos Costa.
Contudo, entre as ações de zeladoria previstas para essa edição estão o reparo de canteiros, pinturas de guias e sarjetas, retirada de folhas, galhos etc.
Além disso, a ideia do mutirão partiu da coordenação do Jardim Botânico.
Dessa forma, que contou com o auxílio de entidades voluntárias para as ações e motivou a participação dos munícipes.
Objetivo
O coordenador do parque, Edson Inácio, explica que o evento é voltado para os utilizadores dos espaços. “Dessa forma, a gente consegue não só passar essa mensagem sobre conservação, mas também deixar o bem público de uma forma que as pessoas possam olhar e admirar. Quando isso é feito por essas pessoas, a gente está educando”, diz.
Ele lembrou que a primeira edição foi um sucesso, com as entidades participantes podendo deixar o seu recado. “Percebemos que isso elevou a autoestima da galera que participou e houve uma boa aceitação do público que utiliza o parque. Entendo ser essa a melhor atitude para manter o nosso Jardim Botânico em uma condição aceitável e bem-organizada”, ressaltou.
Vilma Lopes, presidente do Programa Mãos Que Ajudam, falou sobre o que espera do mutirão. “A expectativa é de que, por meio do trabalho voluntário, a comunidade seja sensibilizada e conscientizada para poder conservar o bem público e que tenha mais desejo de participar, sabendo que todo esse cuidado é para ela e para a família poderem usufruir”, complementou.
Mutirão contra o Aedes
Simultaneamente, também acontecerá no parque um mutirão de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), ocorrerá uma busca por focos com larvas de mosquito nas dependências do parque, visando a eliminação deles.
Feira no domingo
No domingo (6), quem for ao Jardim Botânico poderá conferir não apenas o resultado do mutirão.
Mas, também curtir a feira de artesãs da Zona Noroeste, que contará com 35 expositoras e também apresentações musicais, das 11h às 18h.
Os visitantes poderão adquirir produtos como roupas, bijuterias de materiais reciclados, peças de crochê, bonecas, vidro decorado, patchwork, além de doces e salgados.