O Embaré receberá nesta quarta (12) e quinta-feira (13) mutirão de combate ao Aedes aegypti. Foram escalados 64 agentes de combate a endemias, devidamente uniformizados com colete verde e crachá, que vão se concentrar a partir das 9h na Igreja Santo Antônio do Embaré (Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 – Embaré) na quarta, e na Policlínica do Embaré (Praça Coronel Fernandes Prestes s/n°) na quinta.
Sendo assim, o mutirão terá retorno no sábado (15) para eventuais pendências, podendo haver cancelamento em caso de chuva. A empresa Terracom atuará em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Desse modo, no sábado (8), os agentes de combate a endemias retornaram ao bairro da Ponta da Praia para percorrer os imóveis pendentes do último mutirão.
Além disso, houve a eliminação de 20 focos com larvas do mosquito em 1.792 imóveis vistoriados.
Vistoria em obras
Portanto, além do mutirão desta semana, os agentes de combate a endemias de Santos vão realizar vistoria em uma obra na Ponta da Praia nesta terça-feira (11), a partir das 9h.
Dessa maneira, as vistorias em obras são realizadas a cada 15 dias em todas as obras cadastradas no sistema da Cidade, parte das estratégias para intensificar o combate ao Aedes aegypti.
Aliás, a equipe do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCZV) também visita outros pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, ferros-velhos e imóveis considerados especiais, nos quais ocorre uma alta circulação de pessoas (centros comerciais, escolas, unidades de saúde etc.)
Focos com larvas eliminados em 2025
Mutirões – 355
Vistorias em obras – 21
Visitas em pontos estratégicos – 20
Total – 396
Casos
Em 2025 foram confirmados 50 casos de dengue e nenhum de chikungunya no Município.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.