O Festival Curta Santos começa nesta quarta-feira (5), às 19h30, no Teatro Guarany, no Centro da cidade. A nova edição celebra o audiovisual nacional e segue até domingo (9) com uma programação gratuita.
O evento exibe 59 produções, entre curtas, longas e videoclipes. As obras vêm da Baixada Santista e de diversas regiões do Brasil.
A abertura traz o longa O Último Azul, de Gabriel Mascaro, com Denise Weinberg e Rodrigo Santoro. O filme ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim e conquistou elogios da crítica internacional. A produção mostra a jornada de Tereza, uma idosa que viaja pela Amazônia para realizar seu último sonho.
O longa receberá o Troféu Chico Botelho.
O ator santista Nuno Leal Maia será o homenageado da edição. Ele recebe o Troféu Cláudio Mamberti. Uma mostra especial revisita sua trajetória no cinema. O público também confere o curta experimental A Verdade Dói, Mas é Minha, de Iasmin Alvarez, em tributo aos 90 anos de Plínio Marcos.
A cerimônia terá apresentações da Escola de Samba União Imperial, das atrizes Rosane Paulo, Renata Zanetta e May Gomez, além da artista visual Noa Marchese. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir das 18h30.
Mostras e programação
De quinta (6) a sábado (8), o público acompanha as mostras de curtas “Olhar Brasilis” (nacional), “Olhar Caiçara” (regional) e “Tudo em Pé” (filmes verticais de até 90 segundos). As sessões acontecem às 19h e 21h, no Teatro Guarany.
A Mostra Videoclipe Caiçara acontece no sábado, às 18h, também com entrada gratuita.
Com o tema “CIRCULAR – Conectar, Descobrir, Circular”, o Curta Santos destaca a importância da troca entre realizadores e público. O festival reforça a circulação de ideias e a valorização do audiovisual brasileiro.
A premiação ocorre no domingo (9), às 18h, no Quintal do Valongo (Rua do Comércio, 125, Centro).
A programação completa está nas redes sociais oficiais: @festivalcurtasantos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.