Segundo trecho do VLT em Santos tem isenção de tarifa até 15 de dezembro | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS

mobilidade

05 DE DEZEMBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Segundo trecho do VLT em Santos tem isenção de tarifa até 15 de dezembro

Para a fase inicial de operação, a proibição de estacionamento nas vias do percurso será das 8h às 16h

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após cinco anos e dois meses de obras, a segunda linha Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, ligando a Avenida Conselheiro Nébias (região intermediária) ao Valongo, na área central, entrou em operação na última segunda-feira (1º). Até o próximo dia 15, o usuário terá isenção de tarifa – válida para o novo trecho, que totaliza oito quilômetros. Inicialmente, os trens circularão entre 9h e 15h, de segunda a sábado.

Segundo a superintendente de Transporte Coletivo e Hidroviário da Artesp (empresa estadual responsável pela obra da segunda linha), Jamile Consulim, a partir do dia 16, haverá a cobrança da tarifa normal, com integração no primeiro trecho do VLT e com os ônibus municipais.

Além disso, ela cita que é preciso cuidado dos pedestres ao redor dos locais do VLT. “Nós sabemos que é um período de adaptação. Pedimos para que os motoristas prestem atenção com as conversões, não parem na via do VLT e para os pedestres e transeuntes também à medida que o VLT passará, pois a partir de agora teremos ele circulando diariamente”.

Segundo a superintendente, a ideia é que até o próximo semestre ocorra a ampliação do horário. “E até o segundo semestre do próximo ano, a gente vai ter a conclusão da instalação das portas de plataforma para garantir ainda mais segurança e eficácia no VLT de Santos”.

 

CET-Santos

O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, ressaltou que a ampliação do VLT traz mais mobilidade e conectividade para a região central. “Será um grande indutor para o desenvolvimento econômico e social do Centro Histórico e representa um avanço importante para quem vive, trabalha ou visita a Cidade”.

 

Monitoramento

O presidente da CET-Santos explicou que, para a fase inicial de operação, a proibição de estacionamento nas vias do percurso será das 8h às 16h. E as equipes da CET vão acompanhar todo o trajeto, a fim de garantir que os trens possam circular regularmente. Por isso, orientou os motoristas a se atentarem às placas de sinalização e a não estacionarem sobre os trilhos.

Dessa forma, em entrevista para a página Sobreviver em Santos, Antonio Carlos Gonçalves falou sobre o monitoramento e orientação aos motoristas durante a operação do VLT. “Cabe à CET o acompanhamento, no sentido de liberação da via, até porque, o hábito era parar o veículo sobre a linha férrea. E a CET está orientando a população que ali não pode mais parar e o carga e descarga tem regra diferenciada. Na Rua João Pessoa e Rua Amador Bueno, o carga e descarga será nas ruas transversais. Tivemos reuniões com os comerciantes e eles nos solicitaram esse local. Porém, se tiver algo a mais que eles precisem, estamos à disposição”.

Ele comenta que caso os comerciantes queiram mudar para algum horário que não seja junto à passagem do VLT será estudado para poder ajudá-los.

“Nossos agentes irão avisar  os veículos que estiverem parados. A princípio, não estamos punindo, mas esclarecendo. Claro, isso tem um período. Se tiver ocorrendo isso o tempo inteiro, perde a principal vantagem do VLT, que é a pontualidade. E a cada período do dia estaremos passando monitorando a via de forma a garantir a fluidez do VLT”, explica.

Números

Desde o início da operação da segunda fase do VLT, na última segunda-feira (1º), a CET-Santos registrou 39 autuações por veículos estacionados sobre a linha do VLT.
Desse total, 2 veículos precisaram ser guinchados, medida adotada quando o responsável não é localizado a tempo para a remoção imediata.
Portanto, a CET reforca que o atendimento às regras é importante para não provocar interrupções no serviço.
Além disso, a Companhia lembra ainda que as placas de regulamentação estão instaladas no local, indicando a proibição de estacionamento das 8h às 16h.
Antes do início da operação comercial, foram realizadas campanhas educativas na região. Desse modo, justamente para orientar os motoristas sobre as novas regras e a importância de manter a linha desobstruída.

 

Integração

Segundo a Prefeitura de Santos, atualmente, 37 das 41 linhas do sistema municipal de transporte coletivo convencional são integradas ao VLT (fase 1), sendo elas: 4, 5, 7, 8, 10, 13, 17, 19, 20, 23, 25, 29, 30, 37, 40, 42, 52, 53, 54, 61, 73, 77, 80, 100, 118, 139, 152, 153, 154, 155, 156, 158, 181, 184, 191, 193 e 194.

Também há três linhas do serviço de autolotação integradas ao VLT. São: linha B (São Bento – canal 2), linha E (canal 2 – São Bento, via Marapé) e linha F (Morro José Menino – via canal 1).

As linhas 101, 102 e 108 do transporte coletivo municipal, assim como as linhas do serviço de autolotação A (Rádio Clube), C (Santa Maria) e D (Vila Progresso), também passarão a ser integradas ao Trecho 2 (fase 2) do VLT.

Portanto, para viabilizar essa integração, as tratativas já estão em andamento em conjunto com a Artesp, garantindo que todo o sistema opere de forma coordenada. Por enquanto, nenhuma linha de ônibus municipal ou intermunicipal será desativada.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.