Já está nas ruas de Santos a campanha de educação ambiental sobre a presença de gaviões em áreas urbanas.
Sendo assim, a ação começou no Gonzaga, na esquina da Avenida Washington Luiz com a Rua Minas Gerais, um dos pontos onde a ave tem sido registrada com mais frequência nos últimos meses.
O objetivo é informar a população sobre a convivência segura com a ave, que é silvestre e protegida por lei, além de reduzir situações de risco.
No primeiro dia, equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam) orientaram moradores, distribuiíram panfletos informativos e instalaram placas educativas.
O material explica como a população deve agir ao avistar um gavião. Desse modo, reforçando que a ave não deve ser alimentada, provocada ou acuada, e que o contato direto deve ser evitado.
Explicações
De acordo com a equipe, a presença dos gaviões está relacionada à oferta de alimento e áreas de pouso na Cidade. “Esses animais acabam se aproximando das áreas urbanas porque encontram alimento com facilidade e locais adequados para pouso. A orientação é manter distância, não tentar espantar e jamais alimentar o gavião. Ele não é agressivo, ele se defende, e a falta de informação pode gerar situações de risco. Por isso, a campanha orienta a população sobre como agir para garantir a segurança das pessoas e também da ave evitando acidentes e garantindo a convivência segura”, explicou a médica veterinária da Semam, Michelle Meletti.
Além disso, a ação desta terça (3) também seguiu para os cruzamentos com a Avenida Francisco Glicério (Gonzaga) e a Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva (praça do Sesc – Aparecida).
Pelo mapeamento feito até o momento, o itinerário da equipe percorrerá 15 áreas com concentração de gaviões com ninhos. As próximas datas e locais serão divulgadas em https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/gaviao
Recomendações
Em caso de ferimentos causados através de eventual contato com as aves, deve-se procurar atendimento em uma unidade de saúde para profilaxia, cuidados e indicação de vacinas, conforme as recomendações médicas.
Caso algum munícipe encontre gaviões ou algum outro animal ferido, deve ligar para o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, ou para o Corpo de Bombeiros (193). Para denunciar crime ambiental, ligar para a Polícia Militar Ambiental (190).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.