Espetáculo <i>O pescador e o albatroz</i> estreia no Escola Total | Boqnews
Foto: Divulgação

Teatro

06 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Espetáculo O pescador e o albatroz estreia no Escola Total

O espetáculo itinerante será apresentado em diversos locais ao longo da semana

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, inicia nesta segunda-feira (06) as apresentações da peça musicada O pescador e o albatroz. A encenação – estrelada por atores e bonecos – é dirigida pela Cia. Teatral Arueiras do Brasil. Mais que entretenimento, foi pensada para sensibilizar as crianças para a importância da conservação de albatrozes e petréis, mostrando a interação destas aves oceânicas com a pesca. A primeira apresentação acontecerá no Clube Portuários, em Santos.

A iniciativa é mais uma ação de educação ambiental do Projeto Albatroz, que já atua nas escolas da região com o Programa de Educação Ambiental Marinha Albatroz na Escola. Agora, junto ao Programa Escola Total, os alunos das escolas públicas de Santos poderão assistir à montagem gratuitamente. Para Edemilson Prado Dimas, da equipe pedagógicado Escola Total, o teatro traz, de maneira lúdica, informações sobre o meio ambiente para as crianças, retratando a problemática da questão ambiental.

“Eles já trabalham com o meio ambiente no programa, que incentiva, por exemplo, o reaproveitamento e o descarte correto do lixo. Passamos às crianças essa noção da importância de conservar a natureza e acredito que ‘O pescador e o albatroz’ contribuirá bastante nesse sentido”, explica o professor.

A Coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, conta que oferecer uma peça de teatro para crianças é um sonho antigo da equipe. “É uma forma diferente de introduzir os conceitos de conservação ambiental marinha permeando as questões social e cultural, incentivando o contato destas crianças com a arte desde cedo”, afirma.

Reconhecida por seus espetáculos infantis, a Cia. Teatral Arueiras do Brasil foi a escolhida para transformar este sonho em realidade. Arlete Ramello, compositora das músicas e membro do elenco da peça, ressalta a importância do teatro como ferramenta lúdica no aprendizado. “A criança normalmente não tem contato com o albatroz, já que ele é um animal que vive em alto-mar. A nossa história conta o que acontece com esse bichinho e mostra que é algo que pode ser evitado: basta ter uma boa ideia e a vontade de proteger o meio ambiente!”, afirma.

Já Edivaldo Costa, autor e diretor do espetáculo afirma que desenvolvê-lo para o Projeto Albatroz foi maravilhoso: “A musicalidade, bonecos e outras formas animadas, trazem leveza ao espetáculo, encantam e promovem o envolvimento imediato da criança com a história e o seu conteúdo”.

Além da estreia no Portuários, também estão planejadas mais oito apresentações, nos seguintes locais: Clube Juventude (07/10), Sambódromo (08/10), Centro Comunitário São Judas (14/10) e Cais Milton Teixeira (16/10). As encenações acontecem sempre no período da manhã, das 9h30 às 10h30, e no período da tarde, das 14h30 às 15h30.

Projeto Albatroz
Criado há 24 anos em Santos (SP), o Projeto Albatroz atua para reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção. Atualmente, além da base em Santos, atua também em Itajaí (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ). Desde 2012 é membro da Rede Biomar, grupo composto também pelos Projetos Tamar, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Golfinho Rotador, todos patrocinados pela Petrobras, que juntos desenvolvem ações pela conservação da biodiversidade marinha.

Albatrozes e petréis
Das 22 espécies de albatrozes que constam na Lista Vermelha da União para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), 17 estão ameaçadas. A principal causa de ameaça de extinção dos albatrozes e petréis é a captura não intencional pelos barcos de pesca de espinhel pelágico. Ao serem atraídas pelas iscas lançadas, ficam presas nos anzóis e morrem afogadas. Albatrozes e petréis são aves oceânicas que vivem em alto-mar o ano todo, indo para ilhas distantes apenas no período de reprodução.

Serviço:

Teatro O pescador e o albatroz

Idealização: Projeto Albatroz (www.projetoalbatroz.org.br)

Direção: Cia. Teatral Arueiras do Brasil (www.arueiras.art.br)

Informações: [email protected]

Fone: (13) 3324-6008

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.