21º Salão de Artes Plásticas reúnde mais de 50 obras do país inteiro | Boqnews
Divulgação/ Richard Aldrin

Praia Grande

04 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

21º Salão de Artes Plásticas reúnde mais de 50 obras do país inteiro

Mostra reúne 50 obras de artistas de todo País

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O 21º Salão de Artes Plásticas, abrigado na Galeria Nilton Zanotti, no Palácio das Artes, está aberto ao público desde a última semana com mais de 50 obras de artistas do país inteiro. A mostra apresenta um panorama da produção artística contemporânea brasileira“Estou extremamente feliz por estar presente neste Salão”, comemorou a artista plástica Thaís Guglielme, primeira colocada. “Resolvi participar de mostras como essa há pouco tempo, sempre fui professora.É um incentivo maravilhoso, o impulso que faltava para que eu me dedicasse mais a expor meu trabalho”.

Premiada com um conjunto de obras nomeadas por uma frase célebre de Baudelaire grafada em francês, Thaís explica sua obra. “A frase, em tradução livre, diz mais ou menos que me parece que eu estou bem, sempre lá, onde não estou. Acho que tem muito a ver com o fato de eu procurar pontos de referência para me encontrar. Por isso, uso muito objetos que recolho na rua, em caminhadas, em feiras, que me dizem algo sobre minha infância ou passagens de minha vida. Essas obras falam disso, de como determinar pontos de referência em espaços vazios”.

A abertura aconteceu no dia 23 de outubro, com a presença de autoridades, artistas e público em geral puderam conferir de perto as obras vencedoras e outras selecionadas para compor a mostra deste ano. Mostra fica aberto ao público até o mês de dezembro, de terça a sexta-feira, das 14 às 17 horas, e aos sábados das 13 às 18 horas. A visitação é gratuita.

Durante a abertura, o secretário de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, afirmou que o Salão de Artes Plásticas é motivo de orgulho para o Município. “Hoje, a Galeria Nilton Zanotti tem relevância estadual. O Salão de Artes Plásticas vem desenvolvendo um trabalho sério desde 1989, premiando artistas que muitas vezes foram destaque no cenário cultural brasileiro. Ter uma mostra desse nível em nosso Município só reafirma o trabalho que Praia Grande vem desenvolvendo, de democratizar o acesso à cultura em nossa Cidade”.

Uma das mostras de arte mais respeitadas do País, o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande recebeu, este ano, 519 obras de 173 artistas de todo Brasil. A seleção foi feita por um júri composto por nomes que são referência internacional em artes visuais: o presidente da Associação Brasileira de Arte Contemporânea, Wagner Lungov; o mestre em Estudos Curatoriais pelo Royal College of Art, crítico de arte e curador, Tobi Maier; e a curadora-chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Valéria Piccoli.

“Estamos muito felizes por conseguir uma convivência de obras tão diferentes, vindo pelas mãos de pessoas de diferentes lugares”, destaca a chefe da seção de Ação Cultural da Sectur, Lourdes Marszoleck. “Aqui, posso dizer que com toda a certeza vamos encontrar a contemporaneidade do homem: vamos encontrar a solidão, a felicidade, o medo, a serenidade, e principalmente a essência da memória, da preservação. É uma mostra que fala principalmente sobre a essência do homem e sua busca”.

Iniciado em 1989, o Salão de Artes Plásticas de Praia Grande ganhou credibilidade por premiar obras representativas no cenário artístico de cada época. Durante as últimas edições, o salão premiou talentos como Denise Agassi, Edilson Viriato, Andre Komatsu, Frederico Dalton, Nino Cais, Paulo Camillo Pena, Ding Musa, Vitor Misael, Bettina Vaz Guimarães e Márcio Pannunzio, alguns sem grande notoriedade até então.

Nas vinte edições do evento, diversos nomes importantes da arte contemporânea brasileira integraram o corpo de jurados. Dentre eles: Celso Fioravante, Fernando Oliva, Denise Grinspum, Ricardo Antonio Trevisan, Lizete Lagnado, Tadeu Chiarelli, Leda Catunda, Renata Mota, Sergio Romagnolo, Cauê Alves, Paula Braga e João Spinelli. Ao longo dos anos, mais de 130 obras premiadas foram acrescidas ao acervo municipal, que, em breve, farão parte do Museu de Arte Contemporânea de Praia Grande como reconhecimento aos artistas e júris participantes dos salões.

Confira a lista de obras premiadas:

1º Lugar – Thais Guglielme

Conjunto de Obras
• Sem título, 2013 – Série II Me semble que je serais toujours bien la ou je ne suis pas – objetos variados e mapas – 45x20x9cm

• Sem título, 2013 – Série II Me semble que je serais toujours bien la ou je ne suis pas – caixa de madeira, boneco de chumbo e conchas, 3x10x6cm

•Sem título, 2013 -Fotografia, desenho, colagem e alfinete – políptico, 22x32cm cada peça

2º Lugar – Azeite de Leos
Conjunto de Obras

•Nº 1 – sem título, Pintura, impressão, incisão, ponta seca, cola, fixotac, cimento, areia, seladora, betume, inscrição, casca de miro sobre tela, 90x120cm

•Nº 2 – sem título, Pintura, impressão, incisão, ponta seca, cola, fixotac, cimento, areia, seladora, betume, inscrição, casca de miro sobre tela, 90x120cm

3º Lugar – Keytielle Mendonça
Conjunto de Obras

2 obras da Série Condição:
– Lago particular, 33x50cm
– Miragem 45x43cm

Menção Especial

Gokula Stoffel
– Farol
-Cachoeira
Vinicius Nakashima
– Abandono
– Desamparo
– Desprezo
Stella BT
– Afasia
– Demorar
– Do anseio

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.