O preparo dos novos 82 guardas municipais, aprovados em concurso público, começou na última segunda-feira (3). No campus Vila Mathias da Unimonte, a aula inaugural do curso de formação da prefeitura, que segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, apresentou a infraestrutura e as atribuições da Guarda Municipal (GM), bem como últimos investimentos recebidos, modernização do sistema e valorização da corporação.
Segundo o secretário de Segurança em exercício, Bruno Orlandi, a turma começará a atuar a partir do período do Natal. Com isso, a corporação estará formada por mais de 400 guardas. “É de fundamental importância a presença desse grupo porque na temporada de verão recebemos muitos turistas e a população da cidade dobra. Eles estão sendo preparados para atuar em todas as áreas”.
As aulas vão até 19 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com 18 disciplinas ministradas pela equipe da Secretaria de Segurança e por representantes das polícias civil, militar e federal, além de professores universitários da área de Direito.
A GM tem a função de defender os próprios municipais, auxiliar as forças de segurança e fiscalizar o cumprimento das leis estabelecidas no Código de Posturas do município. Os outros 70 aprovados no concurso serão chamados em breve.
Novos desafios e boas expectativas
Em cada novo GM, uma história. Selma Souza, de 37 anos, teve uma ajuda do pai que a inscreveu para o concurso. “Nunca imaginei trabalhar nessa área. Mas queria estabilidade e estou adorando a nova profissão”, disse ela que já trabalhou como técnica em nutrição e operadora de caixa. “Me empenho em tudo que faço e gosto de ajudar as pessoas. Quem sabe poderei fazer o diferencial nas abordagens?”
Carlos Augusto R. Pires, de 26 anos, largou o emprego na Caixa Econômica Federal e esta feliz da vida com o futuro na área de segurança. “Estudei bastante para ir bem na prova. Estou muito satisfeito com a mudança e espero que a GM cresça bastante. O curso está ótimo e não imaginava que a estrutura da guarda fosse tão complexa”. Com a aprovação no concurso, Pires faz planos: conseguiu financiamento para o apartamento e casará em 2015. “Agora minha vida ficou muito mais fácil”.
Entre os aprovados, tem quem ‘volte para casa’. É desse jeito que Claudemir de Freitas, de 42, se refere à nova fase de sua vida, uma vez que já passou em outro concurso da GM na década de 90. “Pedi exoneração e resolvi voltar. Fui muito bem recebido e feliz de participar desse novo momento vivido pela guarda”.
Conteúdo do curso
-Fundamentos de gestão pública e sistema de segurança pública no Brasil -Fundamentos de gestão integrada e comunitária
-Relações humanas
-Análises de cenários e risco, língua e comunicação
-Gestão da informação, abordagem sócio psicológica da violência e do crime
-Gerenciamento integrado de crise e desastre -Prevenção, mediação e resolução de conflitos
-Ética e cidadania
-Criminologia aplicada à segurança pública
-Direitos humanos
-Estatuto do servidor público e da Guarda Municipal de Santos
-Fundamentos dos conhecimentos jurídicos
-Preservação e valorização da prova
-Primeiros socorros
-Relações humanas
-Saúde e segurança aplicada ao trabalho
-Sistemas informatizados
-Telecomunicações
-Uso da força