Vinho Rosé: A nova bebida do verão | Boqnews
Divulgação

Gastronomia

19 DE FEVEREIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Vinho Rosé: A nova bebida do verão

Saiba como beber e acompanhar o vinho rosé

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

vinho roseDurante o verão com altas temperaturas é impossível não associarmos bebidas como água-de-coco, água e cervejas estupidamente geladas. Porém, um hábito de origem europeia e um tanto quanto refrescante vem aos poucos conquistando mais adeptos no Brasil: o vinho rosé.

O vinho é um universo marcado pela diversidade, o que desperta curiosidade e desejo de seus apreciadores a experimentarem sempre algo diferente, se surpreender e evoluir paladar. O vinho rosé, rosado ou rosato não apresenta a mesma intensidade de consumo que os vinhos tintos mas encontramos muito mais vinhos rosés pelo mundo do que se pode imaginar.

Produção do vinho rose no Brasil e no mundo
A produção de vinho rosé registrou um crescimento mundial de 15% nos últimos 3 anos e um crescimento de 11% no Brasil. Podemos considerar o vinho rosé como uma novidade na segmentação do mercado de vinhos afinal estamos mais habituados ao vinho tinto e branco.

Produção do vinho Rosé
A França ocupa a primeira posição como produtora do vinho rosé, seguida da Itália e França.  Regiões como a Provence, na França, produzem cerca de 88% de vinho rosé, tendo como a principal atividade local,além de Bordeaux que vem aumentando sua produção de espumantes rosés.

Já na América do Sul podemos encontrar os vinhos rosésmalbec na Argentina, cabernetsauvignon no Chile como na Califórnia, e no Brasil uma mistura de diferentes uvas.

A versatilidade do vinho rosé
Um fator importante para o sucesso gradativo do vinho rosé é a sua versatilidade, ele pode se adaptar a climas frios e principalmente em dias de forte temperatura além de acompanhar diversos pratos.

Uvas para o vinho rosé
As uvas utilizadas para o rosé também servem para o vinho tinto, veja algumas das principais: Cabernet franc, merlot, pinotnoir, gamay, lecôt, carignan, cinsaut, grenachenoir, tibouren, syrah, entre outros.

A cor do vinho rosé
O vinho rosé é sedutor não só pelo sua refrescância, mas também pelas suas belas cores. Nuance como salmão, pêssego, laranja, palha, framboesa, groselha e cereja são as cores existentes no mercado.  Alguns elementos definem a cor do rosé, como a uva, o método de elaboração e a idade.

Como beber o vinho rosé
O vinho rosé deve ser consumido mais jovem, com 1 a 3 anos após sua produção. Ele pode ser servido em temperaturas mais baixas, como 8º ou 12ºC. Em muitos lugares na França é comum colocar uma pedra de gelo na taça de um rosé, algo que seria um insulto em com um vinho tinto.

Acompanhamento
O vinho rosé é extremamente versátil na combinação de pratos como: aperitivos, saladas, tortas salgadas, pizzas, paelhas, massas, frituras em geral, carnes brancas, sardinha, salmão e uma notável variedade de pratos.

Vinho rosé e piscina uma combinação ideal
Se você tiver a oportunidade de visitar a França e Itália durante o verão, verá que nas terraças europeias e a beira das piscinas o rosé marca forte presença com seu estilo refrescante e frutado. Se você quer inovar em suas confraternizações entre amigos ou família e sair um pouco da cerveja, ofereça um rosé bem gelado acompanhado de aperitivos mexicanos, queijos ou até mesmo peixes e verá o sucesso que irá causar.

Fonte: Banca do Ramon – Vinhos Especiais

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.