Se durante a gestação, a mulher deve procurar atividades para melhorar o condicionamento físico, no pós-parto a necessidade também é grande, seja no intuito de voltar à forma física antes do barrigão ou mesmo para, simplesmente, sair de casa. Difícil é encontrar uma atividade nesta fase de muitas alegrias, mas também de noites mal dormidas. Afinal, o que fazer com os bebês? Muitas não tem com quem deixá-los nem que por uma hora para se exercitar.
Pensando nisso, a fisioterapeuta Fernanda Baquedano criou, em Santos, o Baby Pilates. São aulas destinadas às mamães, junto com seus bebês. Além de fisioterapeuta e cantora, Fernanda é mãe de Manuela, hoje com nove meses e veio dela a inspiração para as aulas. “Quando ganhei a Manuela senti que precisava continuar treinando e pensei: preciso criar uma modalidade onde minha filha possa estar comigo. Como já praticava e dava aulas de pilates, tive esta ideia”, conta. As mulheres, de acordo com Fernanda, podem vir após o primeiro mês da criança e de receber alta do médico que a acompanham.
No sling (tecido que segura o bebê no corpo da mãe) ou fora dele, a presença dos bebês tem duas funções, manter o vínculo com a mãe e ainda deixar a aula mais ‘pesada’. “Ficamos limitadas para determinados exercícios, mas com a presença dos bebês criei novas opções. Fazemos movimentos como agachamento, exercícios para braços, costas e até abdominais”, explica. O próprio bebê, por exemplo, quando fora do sling se torna um pesinho para as mães. Elas brincam e se exercitam ao mesmo tempo. “Algumas mulheres que vieram procurando as aulas e nunca tinham feito pilates, em pouco tempo já sentiram a diferença”, conta Fernanda.
“Fico muito sozinha em casa e estava precisando de um convívio maior com outras mães, além de voltar a fazer exercício. Achei bacana poder trazer o bebê, usá-lo até como peso e já estou suando”, conta Luciana Carneiro, mãe do Arthur, com apenas dois meses e que durante a aula se alterna entre observar tudo, dormir e mamar.
Para Mariane Paloni, o Baby Pilates foi a maneira que encontrou de se exercitar e ainda conhecer outras mães. “Aqui temos total liberdade, inclusive de amamentar. Além dos benefícios físicos para nós, os bebês também sentem a diferença e até dormem melhor nos dias das aulas”, conta a mamãe de Ana Luiza, com 4 meses.
Benefícios ainda na Gravidez
Na aula do dia 8 de outubro, uma grávida estava entre as mamães. “Coloquei a Camila junto com os bebês para já entrar neste mundo da maternidade. Além de nos exercitarmos também conversamos muito sobre esta fase. É uma troca muito importante do que todas estão passando”, conta Fernanda. “Procurei o pilates para me ajudar no parto natural. Desde que comecei me sinto mais disposta e mais confiante. Já sinto falta nos dias que não consigo vir”, conta a gestante Camila Lopes, que está com 37 semanas, ou seja, bem pertinho da data do parto.
De acordo com Fernanda, as aulas nesta fase ajudam as mulheres a terem com condicionamento físico melhor para a hora do parto, com exercícios próprios para as grávidas. “Existe uma base igual, mas todos os exercícios são pensados e elaborados de acordo com a necessidade de cada gestante”, explica.
Serviço
As aulas do Baby Pilates acontecem duas vezes por semana, todas as terças e quintas-feiras, às 15 horas, na Rua Tolentino Filguieras, 66, no Gonzaga. Para mais informações os telefones são (13) 30291976/ (13) 997407676.