
O chefe do serviço de fisioterapia do Hospital Ana Costa, Paulo Siqueira, explica que os exercícios físicos são fundamentais para a prevenção e o tratamento da enfermidade. “A pessoa com osteoporose tem receio de quedas, portanto, fazer uma avaliação para fortificar a massa muscular como um todo é necessária
No próxima terça (20) celebra-se o Dia Mundial da Osteoporose. A data serve para conscientizar as pessoas dos riscos que a doença pode trazer, principalmente aos mais idosos.
Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com a patologia. Devido aos ossos fragilizados, as fraturas são recorrentes
A patologia atinge, em sua maioria, as mulheres com mais de 50 anos. Com a chegada da menopausa, o organismo feminino diminui a produção de hormônios sexuais, entre eles o estrogênio. Com menor estímulo dessa substância, a osteoporose pode ser iniciada.
Outro fator que pode alavancar as chances de ter a doença é a genética. A má alimentação também influencia diretamente, pois o indivíduo nessa condição apresenta deficiências nutricionais que prejudicam o fortalecimento do osso. Portanto, alimentos ricos em cálcio, como leite, frutas, verduras e legumes, são benéficos para evitar a patologia.
Estudos apontam que o tabagismo é extremamente prejudicial aos ossos. Fumantes chegam a perder 1% de massa óssea por ano.
Alongamentos
O chefe do serviço de fisioterapia do Hospital Ana Costa, Paulo Siqueira, explica que os exercícios físicos são fundamentais para a prevenção e o tratamento da enfermidade. “A pessoa com osteoporose tem receio de quedas, portanto, fazer uma avaliação para fortificar a massa muscular como um todo é necessária. Caminhadas, alongamentos básicos, com atenção aos membros inferiores, e manter o corpo sempre ativo ajuda no combate à doença e na diminuição dos riscos de fratura. Buscamos o equilíbrio junto à parte nutricional para deixar o organismo saudável e o paciente mais seguro de efetuar suas atividades”.