A Tasca do Porto realiza no sábado (30), a partir das 20 horas, sua edição de dois anos do projeto Noite de Fado, promovido sempre no último sábado de cada mês. A ideia, que começou com a intenção de homenagear e exaltar o fado, que desde 2011 é considerado patrimônio mundial pela Unesco, logo fez da casa uma referência no gênero.
Desde sua primeira edição, já passaram pela Tasca fadistas de renome, como Ciça Marinho, Adélia Pedrosa, Maria de Lourdes, Conceição de Freitas, Antônio Carlos Brites, Thiago Felipe, Alexandre Prates, Vinícius Rocha, Eliane Martins, Glória de Lourdes e Marly Gonçalves. Essa última, santista, filha de portugueses e uma das mais respeitadas vozes do Brasil no gênero. Ao todo, mais de duas mil pessoas tiveram a oportunidade de lembrar a terrinha e se emocionar com seus cânticos.
Tanto sucesso na representatividade portuguesa da Tasca faz com que muitos artistas de Portugal procurem a casa para poderem se apresentar e mostrar seu trabalho. Como no caso do multi-instrumentista Diogo Penha, que gravou um CD ao vivo no canto mais português da Cidade.
Para esta edição mais do que especial, foi convidada a banda Filhos da Tradição, que já participou de outras edições do projeto. Fundada em 2003, em Santos, o grupo se apresenta na Tasca do Porto desde a inauguração da casa, com seus integrantes sempre com um vestuário a caráter, em tons de verde e vermelho ou com algum detalhe português. Faz uma mescla entre o antigo e o atual fado, acompanhado de percussão e acordeom. A banda é formada por Luciane Ferrão (voz), Toninho (acordeom e concertina), Fernando Macarrão (contrabaixo, violão sete cordas e voz), Matheus Ferrão (violão, ukulele e voz) e Nathália Ferrão (percussão e voz).
A Tasca do Porto fica na rua XV de Novembro, 112, Centro Histórico, Santos.
