Em 24 de março, os dois maiores heróis do planeta se encontraram pela primeira vez no cinema. “Batman V. Superman: A Origem da Justiça” reúne o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço, introduzindo a Liga da Justiça nas telonas. Ambos os personagens já passaram dos 75 anos de existência e têm sido retratados de diferentes formas desde os anos 40, quando surgiram as primeiras séries nas matinês cinematográficas dos EUA. Quase não havia televisão e esse tipo de programa era um dos mais famosos na época. Fã de Batman e Superman desde pequeno, o jornalista e crítico de cinema André Azenha decidiu contar essas histórias em um livro produzido de forma independente.
Neste sábado (7), a partir das 18h, a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes receberá Azenha para um bate-papo e sessão de autógrafos da obra. O encontro é gratuito. Quem tiver interesse em adquirir o livro desembolsa R$ 30 pelo exemplar.
“Histórias: Batman e Superman no Cinema” é um resgate dessas trajetórias e conduz o leitor a uma viagem no tempo. Mesclando jornalismo e crítica, o autor criou um presente de fã para fã e para quem pretende se iniciar pela história dessas duas figuras tão emblemáticas da cultura pop a partir do século XX. Com 106 páginas e linda ilustração da capa desenhada pelo artista plástico Waldemar Lopes, o trabalho prepara o terreno do espectador/leitor para o tão aguardado encontro nas telonas.
Motivação
“A série animada de Superman dos anos 40 feita pelos irmãos Fleischer estava à frente de seu tempo e serviria de referência para tantos estúdios desde então. Se ‘Star Wars’ é considerado o precursor dos filmes que chegam ao mercado junto a uma série de itens dos mais variados, numa campanha visceral de marketing organizado, o Batman de 1966 rendeu aos fãs toda uma memorabilia, ainda que os itens fossem comercializados por empresas diferentes e que necessariamente não possuíam direito de imagem dos personagens. ‘Superman – O Filme’ trouxe efeitos visuais inovadores para a indústria cinematográfica. “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) transcendeu as histórias em quadrinhos e, em meio à onda 3D, teve cenas rodadas em Imax, pois o diretor Christopher Nolan queria que o espectador tivesse a melhor das imagens. Feitos mais do que dignos para personagens oriundos de uma arte que tantas vezes foi encarada com preconceito por parte de ‘intelectuais’ e marginalizada nos anos 50, período em que foi publicado o livro ‘Seduction of the Innocent’, do alemão Fredric Wertham, que levou políticos a criarem uma campanha contra os quadrinhos e o Comics Code Authority”, explica André Azenha.
“A ideia foi relatar, com uma linguagem acessível e ao mesmo tempo aprofundada, a trajetória desses dois mitos no cinema. Aqui não entram séries nem os longas de animação produzidos para o mercado de home vídeo realizados com enorme competência pela Warner. Mas cabe tudo o que foi produzido e lançado nas salas de projeção”, ressalta o autor.
“O livro tem informações valiosas tanto para os fãs hardcore quanto para os espectadores eventuais, como eu. Como não gostar da história daquelas primeiras tentativas de levar o Batman para o cinema, em forma de seriado, com aquele herói triste, de orelhas caídas e cigarros voando do bat-cinto de utilidades? A história de ambos na indústria audiovisual é coberta sem falhas”, escreve o jornalista e cinéfilo Gustavo Klein no prefácio do livro.
Ficha técnica:
Memórias: Batman e Superman no Cinema.
Autor: André Azenha.
Ilustração da capa: Waldemar Lopes.
Foto da contracapa: Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha.
Identidade gráfica: Factor.
Revisão: Adriana Martins.
Prefácio: Gustavo Klein.
Produção: independente.
Valor do exemplar: R$ 30.
Serviço:
Lançamento do livro Histórias: Batman e Superman no Cinema + bate-papo com o autor André Azenha
Sábado, 7 de maio, 18h
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes – Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Posto 5, Boqueirão, Santos.