O governador Geraldo Alckmin (PSDB) mantém a preferência do eleitorado regional, crescendo 4,5 pontos percentuais na comparação entre a pesquisa Enfoque/Boqnews no início de setembro e a atual, passando de 33% para 37,5%. Ele foi o único que cresceu acima da margem de erro.
Outro fator importante é a elevação da intenção de votos na pesquisa espontânea para Alckmin passando de 15,2% para 26,2%, algo importante para consolidação do nome.
> Confira a pesquisa eleitoral regional de outubro/2014 na íntegra
Por sua vez, seu principal oponente, Paulo Skaf (PMDB), caiu de 20,8% para 18,7%. Alexandre Padilha (PT) subiu de 6,5% para 8,5%. O índice somado dos demais candidatos se manteve em 3,3% das intenções de votos. Os indecisos caíram de 27,2% para 21,5% e os brancos e nulos subiram de 9,3% para 10,5%.
Votos válidos
Levando em consideração apenas os votos válidos – excluindo-se os brancos e nulos e eliminando o percentual dos indecisos – o índice atual do governador Alckmin, que tenta a reeleição, chegaria a 55%, o que garantiria-lhe a vitória no primeiro turno, mesmo com a margem de erro variando de 59% a 51%. Em 2010, Alckmin obteve 49% dos votos válidos na Baixada Santista.
Na eleição de 2010, foram computados 903.616 votos válidos para os candidatos ao Governo do Estado entre os eleitores da região. Mantida a média de votos brancos e nulos e abstenções e acrescentando o aumento do eleitorado em 6,6% no período, estima-se que cada ponto percentual da pesquisa chegue a cerca de 9.700 votos, índice que pode sofrer pequena variação em decorrência da abtenção voluntária, de difícil mensuração.
Veja também
>Marina Silva (PSB) mantém a liderança na Baixada durante a reta final
> Conheça o perfil dos candidatos ao Governo do Estado de SP
>Veja como são feitas as pesquisas Enfoque/Boqnews
> Saiba as funções e obrigações dos cargos em disputa nesta eleição
>Unisanta Online realiza cobertura das eleições em tempo real
> Urna garante sigilo e segurança aos eleitores