Em todo o estado São Paulo são mais de quatro milhões de matriculados na Rede Estadual de Ensino que devem retornar às aulas nesta segunda-feira (2).
Uma novidade deste ano letivo é que alunos e professores travestis e transexuais têm o direito a utilizar o nome social em sua escola. A ação faz parte da política de inclusão e respeito à diversidade da Educação e os interessados na alteração já podem fazer o pedido de mudança. O projeto de adoção do nome social foi instituído no ano passado e prevê a inclusão do prenome em listas de chamada e diários de classe.
Rede Municipal
Já os estudantes da Rede Municipal de Ensino já podem começar a contagem regressiva para voltarem à sala de aula. O retorno para os 28 mil alunos acontece no dia 9 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval.
No início do ano letivo de 2014, muitas reclamações surgiram por conta do calor nas escolas públicas. Algo que deve se repetir pelo menos nestas primeiras semanas ou meses, já que as salas continuam iguais sem ar-condicionado ou climatizadores. No dia 26 de setembro de 2014, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou que algumas unidades municipais ganhariam os aparelhos. O número divulgado foi a aquisição de 2,4 mil aparelhos de ar-condicionado e 2,4 mil climatizadores. Na ocasião, a previsão era que o processo se encerrasse em novembro e, a partir daí, seria preparado um cronograma de instalação nas unidades.
Em nota, a Secretaria de Educação de Santos (Seduc) esclarece que os aparelhos de ar-condicionado e climatizadores ainda estão em processo licitatório e que as escolas estão passando por reformas e adequações elétricas para futuramente receber os aparelhos, mas não há previsão para a instalação.