Leonora Mol, referência nacional na democratização de uma economia que está crescendo no Brasil como Economia Solidária, estará na sede da Sociedade de Melhoramentos do Morro da Nova Cintra nesta sexta (29), às 19 horas, para relatar suas experiências e participação na construção da economia solidária que vem acontecendo no complexo de oito comunidades da Ilha de Vitória (ES).
A iniciativa é da União dos Movimentos Sociais dos Morros de Santos, criada a partir da interação de projetos e ações das instituições sem fins lucrativos, além da Sociedade de Melhoramentos do Morro da Nova Cintra, Movimento Democrático Político dos Morros e Associação por Moradias Popular nos Morros de Santos, com apoio do SESC Santos.
Leonora Mol contribuiu ativamente na criação da moeda social chamada “Bem”, do Banco Comunitário “Bem” e uma infinidade de empreendimentos solidários criados para promover o desenvolvimento econômico e social da região de Vitoria ES. Foi personagem principal da matéria do Globo Repórter exibida em 11/02/2011. https://www.youtube.com/watch?v=4E3J_VY7RMs
Ela criou também, a Rede de Bancos Comunitários Capixaba e o o projeto Bem Morar, criado em 2006 para que os moradores dos bairros de Vitória pudessem contar com a ajuda de profissionais, engenheiros e arquitetos na construção e reforma de suas moradias, além do empréstimo para comprar o material da obra com descontos, por meio do banco comunitário Banco Bem.
“Um projeto de grande interesse dos movimentos por moradias da região, uma alternativa para construção de uma política popular habitacional que visa instituir a dignidade que o povo merece e a qualidade de vida”, declara o presidente da Associação por Moradias Popular nos Morros de Santos, Luiz Carlos de Souza.
Além de buscar informações e parcerias estratégicas, a União dos Movimentos Sociais dos Morros está propondo aos profissionais que apoiaram seus projetos a criação de uma Agência de Promoção e Desenvolvimento da Economia Solidária na região.
“A proposta é unir profissionais das áreas de comunicação, marketing, tecnologia da informação, atendimento psicossocial, teatrólogos, contadores, advogados e outras áreas afins para que possam contribuir com a criação e consolidação de atividades empreendedoras capazes de gerar trabalho e renda digna para pessoas dos morros de Santos.
Empreendimentos que serão incubados na sede da Sociedade de Melhoramentos do Morro da Nova Cintra, sem custos e com apoio técnico e financeiro a partir da coleta e comercialização do óleo usado nas frituras”, afirma a presidente da Sociedade de Melhoramentos do Morro da Nova Cintra, Marcia Sofia C. de A. Barros. Ver vídeo https://www.youtube.com/watch?t=10&v=3IPLsk0qI1k
O presidente do Movimento Democrático Político dos Morros, Fernando dos Santos, defende o interesse dos associados da instituição em criar esse grupo de profissionais para que possam assessorar a realização dos fóruns de discussão nas várias comunidades dos morros. “Assim, teremos acesso a tecnologias sociais que vêm sendo construídas no País, e, maior credibilidade para defender essa economia de iniciativa popular nas nossas comunidades, que vem transformando a vida de milhares de pessoas no Brasil. Tem tudo para acontecer aqui nos Morros de Santos”.
As realizações, propostas e contatos da União dos Movimentos Sociais dos Morros estão no site www.movimentodosmorros.com.br. Informações 3029-8554.